Instituto Campus Party em parceria com Governo de Goiás inaugura laboratórios Include em Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Barbara Cristiano
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Unidades atendem estudantes da rede pública de ensino da região e da comunidade Kalunga
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), inaugura duas unidades do projeto Include nos municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, no Nordeste goiano, nos dias 27 e 28 de maio. Os laboratórios serão entregues oficialmente pelo governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado. No entanto, os espaços de aprendizagem já funcionam de maneira remota.
O Include tem como objetivo difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, fornecendo ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam habilidades dentro de um ecossistema totalmente disruptivo.
Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacita gratuitamente jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de empreendedorismo e IOT (internet das coisas). A expectativa é atender, nas seis unidades Include, pelo menos 1,8 mil estudantes goianos de comunidades em situação de vulnerabilidade até 2023.
“Os Laboratórios Include, tem a missão de levar o ensino de tecnologia digital, bem como, robótica, computação e programação para jovens de comunidades carentes, que não têm acesso à tecnologia e à educação. Com a pandemia, redobramos os cuidados e preparamos nossos profissionais para pudessem levar conhecimento e informação, mesmo à distância, seguindo as medidas de isolamento social contra o Covid-19”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.
Maior número no Brasil
Goiás tem seis laboratórios Include – Goiânia (duas), Luziânia, Alto Paraíso, Valparaíso e Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola Kalunga. Até o final do próximo ano, Goiás contará com mais 20 unidades. Será o Estado com o maior número de laboratórios do Brasil.
O Include conta ainda com instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Estão em fase de instalação unidades no Rio de Janeiro, no Amazonas e no Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.
Desenvolvido em parceria com o Governo de Goiás, o projeto ainda conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Programando o Futuro, da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Gouvêa Ecosystem.
Instalações e material
Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros.
Inauguração
27 de maio de 2021 – quinta-feira
Alto Paraíso de Goiás
15h – Asjor - Associação Comunitária da Vila de São Jorge
Endereço: Rua 10, Lote 02, Vila de São Jorge
28 de maio de 2021 - sexta-feira
Cavalcante
9h – Colégio Estadual Elias Jorge Cheim
Endereço: Rua 2, s/n, Centro
Sobre o Instituto Campus Party
A associação civil sem fins lucrativos foi fundada em 2009, com o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>