SEGS Portal Nacional

Demais

Programas de fidelidade têm crescimento no acúmulo e resgate de pontos/milhas no 4T20

  • Terça, 13 Abril 2021 12:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Sales Koulakdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

• Faturamento das empresas cresceu mais de 35%, na comparação com o trimestre anterior, chegando a R$ 1,5 milhão no 4T20

• Número de inscrições nos programas também aumenta e bate marca de 160 milhões em todo o Brasil

O ano de 2020 terminou com crescimento para o mercado de fidelidade. Os indicadores da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) referentes ao 4T20 apontam que o número de pontos/milhas emitidos chegou a 68 bilhões no período, um crescimento de 23,2%, na comparação com 3T20. Aumento que também pôde ser visto nos pontos/milhas resgatados, foram 52,3 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 26,2% na comparação com o período anterior. Os dados representam uma recuperação importante do setor, que, assim como outros, sofreu os efeitos da pandemia ao longo do ano pela paralisação de alguns serviços.

No saldo anual, foram 236,7 bilhões de pontos/milhas acumulados, representando uma queda de 23,2% em relação ao ano anterior, e 173,9 bilhões resgatados, número 34,4% menor na comparação com 2019. O faturamento das empresas associadas à entidade registrou um crescimento ainda maior, frente ao 3T20, 35,4%, chegando, assim, à marca de R$ 1,5 bilhão no 4T20 e ao total anual de 5,3 bilhões - valor 29,9% menor que em 2019. Quanto ao número de inscritos nos programas de fidelidade, a associação registrou 161,6 milhões de cadastros, um crescimento de 6,1% na comparação com o terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2019, a alta chegou a 9,6%.

"Os indicadores positivos, especialmente no último trimestre do ano, demonstram a capacidade de adaptação dos programas às mudanças de realidade do mercado e às diferentes demandas dos participantes. E isso só foi possível devido ao grande investimento das empresas do setor na diversificação de atuação, algo essencial em momentos de crise, bem como em tecnologias que permitem uma maior personalização e flexibilização das ofertas, para uma melhor experiência do consumidor", explica o presidente da ABEMF, João Pedro Paro Neto.

Essa mudança por parte dos consumidores pode ser observada no momento de trocar seus pontos/milhas por produtos e serviços. Os resgates que já tinham chegado a 100% para produtos do varejo, no momento mais crítico das medidas de isolamento social, passaram para 33% no 4T20. E as passagens aéreas voltaram a representar a maior parte desses resgates nos últimos meses do ano, com 67% do total, mostrando que muitos participantes retomaram o planejamento de viagens futuras. Vale ressaltar que, antes da pandemia, o percentual de pontos/milhas trocados por bilhetes aéreos ficava mais próximo dos 80%. No momento, os destinos Internacionais mais resgatados foram Lima, Orlando-Flórida e Santiago, os nacionais preferidos dos participantes foram São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Os pontos/milhas emitidos foram quase que totalmente provenientes de varejo, cerca de 95%, e as passagens aéreas foram responsáveis pelos outros 5%. O engajamento dos participantes, por sua vez, também segue em alta tendo em vista que a taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que os consumidores deixam expirar, ficou em 14,4% no 4T20, segundo menor índice desde 2018.

Sobre ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version