SEGS Portal Nacional

Demais

REIVAX lança linha de soluções exclusivas para o mercado de energia solar fotovoltaica

  • Quarta, 07 Abril 2021 11:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luan Martendal
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em seu 34º aniversário, multinacional brasileira apresenta o PPCx voltado para o controle da geração de energia em usinas fotovoltaicas

A multinacional brasileira REIVAX Automação e Controle — referência em sistemas para o controle da geração de energia elétrica — lançou oficialmente sua primeira linha de soluções exclusiva para o segmento de energia solar fotovoltaica. A novidade foi apresentada ao mercado durante um evento online como parte central das comemorações do 34º aniversário da companhia, celebrado em 1º de abril. O investimento consolida a decisão estratégica da REIVAX em acompanhar o rápido crescimento global do setor de geração de energia a partir de fontes renováveis. Neste momento a empresa tem propostas de fornecimento que somam cerca de 5.000 megawatts (MW).

De acordo com Fernando Amorim da Silveira, CEO da REIVAX, para capitanear as aplicações no segmento a empresa dispõe de uma solução completa e integrada para supervisão e controle que inclui o equipamento Power Plant Controller (PPC), na empresa denominado PPCx e o Software SCADA. “O controle da geração de energia em Usinas Fotovoltaicas (UFV) é um controle conjunto de energia dos diversos inversores, área na qual temos vasta experiência e diversos projetos executados. O PPCx é o equipamento certo para realizar este controle porque determina a potência ativa e reativa, tensão, tensão, rampa e fator de potência da geração de energia. “Este é um equipamento indispensável para qualquer UFV Centralizada, que são aquelas com capacidade de geração acima de 5MW e que se conectam ao Sistema Integrado Nacional (SIN)”, destaca Amorim.

O setor energético brasileiro tende a ser um dos grandes beneficiados com a investida da multinacional, que atualmente está presente em mais de 40 países ao redor do mundo. No Brasil, as usinas fotovoltaicas com capacidade de geração superior a 5 MW precisam desse tipo de controlador para controlar a energia entregue no ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN).

O PPCx, ao contrário de soluções existentes no mercado que implementam o PPC dentro do software SCADA rodando em servidor Windows, é implementado em hardware de padrão industrial utilizando como unidade de processamento um PLC industrial. Este tipo de equipamento apresenta seis vezes mais confiabilidade de operação (MTBF) do que servidores para Windows. Portanto o PPCx é um equipamento muito robusto e preparado para operação contínua sem falhas e em ambientes hostis. Somado a tudo isto, a empresa dispõe de engenharia própria no Brasil, baseada em sua sede em Florianópolis (SC), permitindo garantir melhor qualidade de serviços durante e após o comissionamento. Isso propicia mais segurança para os empreendimentos que podem contar com suporte rápido e com qualidade em território nacional.

Energia do futuro

O projeto se antecipa em termos de futuro. Segundo estimativas da IEA (International Energy Agency), a energia solar fotovoltaica deve ultrapassar as demais fontes de energia atuais (incluindo gás, carvão, energia eólica e hídrica), e se tornar a principal matriz energética no mundo até 2040. Hoje o custo médio de uma usina fotovoltaica é da ordem de R$ 4 milhões para cada 1 MW gerado. Com isso, um empreendimento capaz de produzir 1 GW de energia, por exemplo, pode exigir investimentos da ordem de R$ 4 bilhões.

“O PPC é o equipamento que controla como a energia gerada por uma planta fotovoltaica é entregue ao SIN. Portanto, é fundamental para que a usina funcione dentro das condições estabelecidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além de ser importante para o cumprimento de contratos PPAs, quando o empreendimento fornece sua energia para o mercado livre de energia. Com o lançamento desse produto da REIVAX, temos certeza que estamos contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento deste segmento no Brasil ser ainda mais sólido e eficaz”, aponta Silveira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version