SindusCon-SP pede desoneração de cimento e aço
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Daniela Barbará
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Pleito seguiu ao Ministério da Economia, ante a escalada dos preços dos materiais de construção
Diante da escalada de preços dos materiais de construção e seu impacto nos contratos do setor, o SindusCon-SP solicitou a desoneração de tributos federais sobre cimento e aço, em ofício enviado ao Ministério da Economia em 17 de março, com o apoio do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).
Estes dois insumos têm peso considerável no custo das obras em geral, e especialmente daquelas voltadas ao atendimento do programa habitacional Casa Verde e Amarela. O pleito se baseou em estudos realizados para o SindusCon-SP pela consultoria Ecconit, mostrando a importância da adoção da desoneração no presente momento.
O estudo elenca também outros insumos da construção que poderiam ser desonerados. O Ministério da Economia tem manifestado preocupação com o problema, que já começa a impactar os índices de inflação.
De acordo com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, a escalada de preços de materiais continua e novos aumentos estão sendo anunciados pelos fabricantes destes insumos, para vigorarem a partir de 1º de abril.
“A situação é preocupante. Os orçamentos das obras estão ficando cada vez mais impactados. Há um desequilíbrio econômico financeiro crescente nos contratos de fornecimento das obras. A renda das famílias não comporta repasses aos preços dos imóveis nessa proporção. Não há espaço no orçamento dos governos para reajustar os preços dos contratos de obras públicas”, afirma o presidente do SindusCon-SP.
Segundo Senra, a desoneração proposta será necessária para evitar que se chegue a um ponto de paralisação de obras públicas em execução, aí incluídos os empreendimentos do Casa Verde e Amarela voltados às famílias de baixa renda. E, também, para que os preços dos insumos se estabilizem e permitam às construtoras trabalharem sem novos sobressaltos, além de um mínimo de previsibilidade na orçamentação das obras futuras.
Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>