Logo
Imprimir esta página

Enterprise Marketplace Index da Mirakl revela que os marketplaces cresceram mais que o dobro do comércio eletrônico tradicional em 2020

Pesquisa inédita analisou dados de mais de 60 marketplaces de terceiros para quantificar o impacto da expansão do número de fornecedores no aumento do volume bruto de mercadorias, tráfego dos sites e receitas totais

A Mirakl, a primeira e mais avançada plataforma SaaS de marketplace comercial, lança hoje o Enterprise Marketplace Index 2021 , a maior e mais abrangente análise de dados sobre marketplace de terceiros do setor. O Enterprise Marketplace Index ("o Índice") mostra que os marketplaces avançaram mais de 80% na evolução anual no quarto trimestre de 2020, mais do que o dobro da taxa de crescimento geral do comércio eletrônico.

O Índice analisa as métricas de referência apresentadas pelos maiores varejistas à medida que lançam e expandem seus marketplaces, quantificando o impacto das iniciativas estratégicas, operacionais e de merchandising que os operadores usam para impulsionar o crescimento e a lucratividade das plataformas. Os dados representam mais de 60 marketplaces varejistas de todo o mundo, que geram bilhões de dólares em volume bruto de mercadorias (GMV) com mais de 50.000 vendedores oferecendo mais de 60 milhões de produtos.

"Todo varejista precisa dominar as estratégias de marketplace para competir na economia majoritariamente digital de hoje, e o Índice traz uma base para fazer exatamente isso", disse Adrien Nussenbaum, co-fundador e CEO da Mirakl nos EUA. "Os dados demonstram claramente que os varejistas podem, por exemplo, aumentar simultaneamente as vendas no marketplace e o tráfego geral do comércio eletrônico, expandindo suas bases de vendedores e de produtos - caindo por terra os temores de canibalização. Insights como esses são vitais para o sucesso dos marketplaces", diz.

Dentre as principais descobertas, estão:

• Marketplaces de empresas cresceram mais que o dobro que o e-commerce tradicional.

Em meio a uma aceleração sem precedentes da transformação digital, o avanço dos marketplaces comerciais ultrapassou em muito a taxa de crescimento dos modelos tradicionais de comércio eletrônico. No quarto trimestre de 2020, os marketplaces expandiram 81% na evolução anual, mais do que o dobro da taxa de crescimento geral do comércio eletrônico. Esse aumento é um forte indicativo de que varejistas que operam marketplaces estão se tornando verdadeiros destinos de compras, com um volume crescente de compradores navegando tanto pelas ofertas do marketplace quando pela seleção de produtos originais.

• Os vendedores são a base do crescimento geral dos marketplaces. Os varejistas que atuam em marketplaces aumentaram em média 46% suas redes de vendedores, enquanto o volume bruto de mercadorias por vendedor subiu 24%. Isso demonstra que os vendedores não canibalizam o crescimento uns dos outros. Além disso, o Índice descobriu que o acréscimo de novos vendedores leva a um crescimento incremental para cada vendedor - inclusive nas ofertas de produtos próprios de cada varejista.

• Atendendo à demanda, varejistas aumentam a variedade de produtos - e sobem ainda mais o volume geral de vendas.

As necessidades dos compradores se tornaram mais urgentes em 2020, disparando a procura por categorias de produtos críticos, como equipamentos de proteção individual, mantimentos e artigos esportivos. Como os compradores procuravam produtos prontamente disponíveis, os varejistas que conseguiam suprir suas necessidades imediatamente saíam na frente. O Índice mostra que os operadores de marketplace estavam preparados para prosperar nesse ambiente, respondendo com um aumento médio de 32% na variedade de produtos ofertados. O resultado foi que esses varejistas tiveram um ganho de até 81% no volume bruto de mercadorias vendidas.

• Os marketplaces contribuem para o crescimento do tráfego do site.

Os marketplaces impulsionam todo o site de comércio eletrônico dos varejistas, pois aumentam a variedade dos produtos, melhorando também a renovação e a qualidade do conteúdo oferecido. De acordo com o Índice, os varejistas que adotaram o modelo de marketplace viram um aumento de 34% no tráfego geral orgânico de seus sites, tirando proveito de uma maior demanda e da maior relevância, sem gastar nada a mais com marketing.

• Vendedores dos marketplaces impulsionam o crescimento dos resultados financeiros.

A medida mais clara do impacto direto dos marketplaces é o quanto contribuem para as receitas totais. O Índice descobriu que, com uma contribuição com o volume bruto de mercadorias de US$ 109.766 por vendedor, multiplicado pelas taxas de comissão do marketplace, os varejistas observaram uma contribuição líquida de quase US$ 15.000 por vendedor para as receitas, beneficiando diretamente os seus resultados financeiros.

"No primeiro ano do nosso marketplace no ar, nós triplicamos o número de ofertas na BestBuy.ca", diz Thierry Hay-Sabourin, vice-presidente sênior de eCommerce, Marketplace e Tecnologia da Best Buy Canada. "Esse crescimento de volume de produtos relevantes impulsionou nossos resultados de SEO, levando a um considerável crescimento anual de tráfego orgânico para o website durante o primeiro ano. Nosso marketplace tem um papel essencial na nossa estratégia de SEO desde então".

"Queremos ser o vendedor que os clientes procuram para comprar qualquer coisa, a qualquer hora e em qualquer lugar. Ao construir um marketplace com um ecossistema de vendedores terceirizados, agora podemos oferecer mais de 2 milhões de produtos e o resultado disso é que nossos clientes continuam nos procurando. O marketplace é o motor por trás do crescimento do nosso comércio eletrônico", conta José Nilson Ferreira, diretor de Marketplace do Carrefour Brasil.

Saiba mais sobre o Enterprise Marketplace Index e baixe o relatório completo em: mirakl.com/ enterprise - marketplace -index/

Recursos de mídia

Para baixar os gráficos e imagens do Índice de Marketplace Comercial, visite: https://info.mirakl.com/media-kit-enterprise-marketplace-index

Metodologia do Enterprise Marketplace Index

O Enterprise Marketplace Index é um conjunto de observações agregadas e anônimas dos mercados business-to-consumer (B2C) desenvolvidos pela Mirakl, que representam bilhões de dólares em GMV, 50.000 vendedores, 60 milhões de produtos e 100 milhões de ofertas.

São empregadas medidas de agregação rígidas para garantir o anonimato dos clientes. Essas medidas incluem requisitos de tamanho, diversidade e consistência do conjunto de comparação, a fim de apresentar informações confiáveis sem risco de concentração e que não possam sofrer uma engenharia reversa de forma a identificar algum cliente ou mercado específico.

Para poder ser incluído no conjunto de análise, o marketplace deve ter realizado transações durante todo o período de análise, ou seja, do quarto trimestre de 2019 até o quarto trimestre de 2020. Aplicam-se ainda outros fatores de higiene de dados para garantir uma métrica precisa.

Sobre a Mirakl

A Mirakl oferece a primeira e mais avançada plataforma SaaS de marketplace do mercado. Com a Mirakl, empresas dos setores B2B e B2C podem lançar marketplaces mais rapidamente, crescer mais e operar com confiança ao mesmo tempo em que superam as crescentes expectativas dos clientes. As plataformas são a nova vantagem competitiva no comércio eletrônico, e as marcas mais confiáveis do mundo escolheram a Mirakl por sua solução tecnológica abrangente, sua experiência e seu ecossistema Mirakl Connect para atingir todo o potencial do modelo de plataforma a seu favor. Como resultado, empresas como ABB, Astore by AccorHotels, Best Buy Canada, Carrefour, Catch Group, Changi Airport, Darty, The Kroger Co., Leroy Merlin, Maisons du Monde, Metro e Toyota Material Handling ganham velocidade, escala e agilidade para prosperar no dinâmico cenário do comércio eletrônico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto