Logo
Imprimir esta página

Sistema de drenagem sustentável já é realidade em loteamento residencial

Implantação de bacias de contenção no Jardim Alta Vista em Trindade irá contribuir para evitar futuros alagamentos

A preocupação com o meio ambiente se tornou uma questão urgente também para as empresas que estão à frente dos loteamentos residenciais nos grandes centros urbanos. Além da infraestrutura básica, que normalmente já é entregue aos futuros moradores, outros elementos passaram a integrar os projetos desse tipo de empreendimento.

O loteamento planejado Jardim Alta Vista, em Trindade, é um desses exemplos. O sistema de drenagem em implantação prevê a construção de uma rede subterrânea de captação de águas pluviais com os já tradicionais modelos que existem nos bairros, mas também prevê a construção de bacias de contenção. Todo o projeto foi concebido a partir da legislação específica do município que trata da implementação de drenagem.

As bacias de contenção é um recurso da engenharia civil que consiste na implantação de reservatórios que receberão a água das chuvas. As bacias atuam na diminuição da velocidade das águas captadas para que elas sejam absorvidas lentamente pelo solo. Em caso de excedente, a água será direcionada a cursos e mananciais de água, próximos ao loteamento. Outro benefício do sistema é que ele funciona como uma barreira evitando que excesso de sujeira e lixo chegue às galerias pluviais.

Esse sistema é considerado sustentável por especialistas em urbanização porque além de permitir o direcionamento lento da água para rios e córregos, ele auxilia no processo de infiltração da água pelo solo até os lençóis freáticos. “As bacias de contenção ajudam tanto na alimentação do ciclo da água, como também para evitar assoreamento de rios e córregos e erosões em terrenos, evitando também alagamentos”, explica o engenheiro civil Raphael Gualberto.

De acordo com ele, que é o responsável pela elaboração e pela implementação do sistema de drenagem no Jardim Alta Vista, no projeto cada item foi pensado com foco no processo de permeabilidade do solo. “Toda nossa rede de drenagem das águas pluviais foram dimensionadas com base em estatísticas de chuvas e índices de permeabilidade do solo. Também foram importantes para esse planejamento, a topografia e a geografia do loteamento. O nosso projeto permitirá o escoamento das águas da chuvas, mas também que ela tenha condições de voltar aos lençóis freáticos, caminho natural dela. Isso tudo foi elaborado para que aqui no loteamento não tenhamos problemas de enchentes no futuro”, comenta.

O engenheiro também deixa a dica para quem irá construir a casa própria no loteamento Jardim Alta Vista e para a população em geral. “Esse recurso, também pode ser feito em casa, em dimensão menor. Para isso é necessário construir um poço sumidouro dentro do lote, que consiste em cavar e enterrar uma ou duas manilhas de 60cm de diâmetro e enchê-las com pedras. Esse sumidouro deve ser integrado à rede de saída das águas das chuvas do lote para que o excesso possa ser eliminado do terreno”, afirma. Segundo ele, esse sistema além de aliviar o sistema de drenagem das cidades, também contribui para o cultivo de hortas e jardins na própria casa. De maneira simples e em casa, o morador pode contribuir para evitar os problemas causados pela impermeabilização do solo.

O Jardim Alta Vista, que fica entre as GO-060 e GO-070, é resultado da parceria da Tropical Urbanismo, Alfa Urbanismo, AM3 Loteamentos, JVF Negócios Imobiliários e Tática Urbanismo. O empreendimento, de 466 mil metros quadrados, tem capacidade instalada para receber mais de 3.200 mil moradores nos seus 800 lotes, com tamanhos a partir de 250 metros quadrados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto