Logo
Imprimir esta página

Amazon adquire seus próprios jatos

Vivaldo José Breternitz

Os serviços de entrega são o elo mais fraco da cadeia de comércio eletrônico e geram a maior parte das queixas feitas pelos clientes.

Visando melhorar seus serviços nessa área, a Amazon comprou onze jatos usados ​​Boeing 767-300 das companhias aéreas Delta e WestJet. É a primeira vez que a empresa adquire aviões; ela tem aumentado constantemente sua capacidade de carga aérea por meio de contratos de arrendamento, mas agora passa a ser proprietária de aeronaves, pretendendo chegar ao final de 2022 com 85 delas, próprias e arrendadas. É uma frota de tamanho respeitável; a título de comparação, basta lembrar que a Gol possui cerca de 135 aviões.

O negócio mostra como é bom ter dinheiro em caixa: ocorre em um momento em que a Amazon bateu recordes de vendas e os preços dos aviões caíram devido à pandemia, pois as companhias aéreas vêm reduzindo suas frotas.

A compra reforçará a capacidade própria de entrega da Amazon, que há um ano já entregava mais da metade de todos os seus pacotes nos Estados Unidos. Alguns analistas acreditam que ela pretende operar toda a sua cadeia de logística e encerrar seu relacionamento com empresas como FedEx e UPS, embora a Amazon diga que pretende continuar trabalhando com outras transportadoras.

A compra dos aviões ressalta a importância que a Amazon vem dando à logística, pois recentemente adquiriu a startup de carros autônomos Zoox, participou de várias rodadas de financiamento para a empresa de veículos elétricos Rivian, que está projetando uma van movida a bateria e contribuiu para a rodada de financiamento de US$ 530 milhões para a startup Aurora de veículos sem motorista, que acabou de adquirir a divisão de carros autônomos do Uber.

Não se pode esquecer que a Amazon se interessa também pela utilização de drones, tendo recebido recentemente aprovação da Federal Aviation Administration americana para operar drones comercialmente, abrindo caminho para entregas em caráter experimental utilizando esses veículos.

São negócios vultosos, que tornam a Amazon ainda mais poderosa, mas que reforçam a necessidade de que a sociedade vigie empresas desse porte.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto