Logo
Imprimir esta página

Especialista em Comércio Exterior avalia nova Portaria que facilita exportações e viabiliza acesso a novos mercados

Docente do Centro Universitário Cesuca, Mestra Deisi Luana Diel Wieber analisou como deve ser o encerramento da balança comercial de 2020, bastante afetada pela atual crise econômica. A partir deste mês, habilitação de mercadorias para exportação pode ocorrer de forma automática pelo sistema da Receita Federal

A partir deste mês, comerciantes e exportadores que planejam vender mercadorias para o exterior podem obter uma habilitação automática e digital da Receita Federal. Desenvolvida ao longo dos últimos anos, a medida visa diminuir a burocracia e facilitar o fluxo de mercadorias e a habilitação de declarantes de mercadorias para atuarem no comércio exterior. Pessoas físicas ficam dispensadas da habilitação. A Portaria é a de número 171, de 2020.

Segundo a Profa. Mestre Deisi Luana Diel Wieber, docente do curso de Comércio Exterior do Centro Universitário Cesuca — instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional —, a normativa é um grande avanço em direção a simplificação da legislação, concentrando em um único texto toda a definição da habilitação para exportadores.

“Além disso, houve também o aumento do prazo de seis para 12 meses de inatividade para cancelamento da habilitação. Essa é outra medida demandada pelo setor para elevar a exportação de produtos brasileiros”, avalia a Profa. Deisi.

Outra funcionalidade que vem sendo desenvolvida nos últimos anos e que pode até ter influenciado em resultados positivos recentes da Balança Comercial é o Portal Único de Comércio Exterior. Utilizado de forma mais intensa desde 2018 para exportações, o módulo de importação passou a funcionar através do DUIMP, de forma exclusiva para Operadores Econômicos Autorizados.

"Esse sistema tornou a operação de exportação menos burocrática e muito mais ágil, além de menos custosa. O módulo de Importação deve ser, em breve, liberado os importadores de forma geral", afirma a especialista.

Quanto à balança comercial de 2020, a previsão da docente acompanha perspectivas de mercado que estimam o fechamento anual em superávit de mais de US$ 50 bilhões para o Brasil. No entanto, tanto as exportações quanto as importações brasileiras devem encerrar o ano em queda. Só entre janeiro e novembro de 2020, as exportações de produtos brasileiros caíram 6,1%, na comparação com o mesmo período de 2019. As importações, por sua vez, tiveram queda mais acentuada, de 13,9%, na mesma base de avaliação.

“A alta do dólar favorece as exportações, pois os vendedores recebem mais por suas vendas, tornando o produto brasileiro mais atrativo. Por outro lado, ela também torna o produto importado mais caro, forçando os brasileiros a desembolsar mais moeda nacional para pagar o valor do bem importado, justificando parte da redução do volume movimentado pelos importadores brasileiros”, explica a Profa. Deisi.

A especialista lembra também que a influência da pandemia da COVID-19 foi bem significativa nos montantes movimentados ao longo de 2020. Muitas fábricas, por exemplo, tiveram operações suspensas, mesmo que temporariamente, por imposições das medidas de quarentena e isolamento social. Dessa maneira, de acordo com a especialista, o comércio permaneceu fechado por longo período e reduziu suas vendas, mantendo prestadores de serviços sem trabalhar, afetando expressivamente o consumo e a produção interna.

Previsão para 2021

Para 2021, a docente crê em melhoras significativas quadro de importações e exportações do Brasil, apesar do momento exigir cautela com previsões devido às incertezas com a pandemia.

"Com base em dados divulgados pelo IPEA, acredita-se em um crescimento nas exportações para o próximo ano, algo em torno de 10%, a depender do resultado efetivo de 2020. O mesmo ocorre na importação que em havendo uma melhora no cenário pandêmico e uma alta no consumo interno também poderá haver um aumento no volume de bens importados, próximo a 10%”, prevê a especialista.

Considerando que o ano de 2020 se encerará com quedas nas exportações e nas importações, esperar um leve crescimento no ano de 2021 não é utópico, ressalta a Profª Deisi. “Ao final de 2021, é possível que se atinja o nível de transações do final de 2019”, finaliza.

Sobre o Cesuca – Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do Rio Grande do Sul. Está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2018, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cesuca.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto