SEGS Portal Nacional

Demais

Brasil segue como recordista mundial de ligações telefônicas de Spam, aponta Truecaller

  • Quarta, 09 Dezembro 2020 12:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luis Claudio Allan
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ligações de fraudes saltam de 26% para 48% e de serviços financeiros de 13% para 42%

O Brasil continua batendo um triste recorde mundial: a nação com o maior número de ligações telefônicas de spam, de acordo com o relatório Truecaller Insights 2020. A liderança do País no ranking entre 20 países pesquisados foi alcançada e permanece desde 2018, quando ultrapassou a Índia. O estudo é realizado com base nas chamadas e mensagens indesejadas identificadas pelo aplicativo Truecaller.

Comparado com a edição do ano passado, o crescimento das ligações de spam no Brasil foi de 9%, passando de uma média de 45,6 chamadas por usuário mensalmente em 2019 para 49,9 este ano. Desde 2017, quando o relatório começou a ser produzido, as ligações de spam tiveram um crescimento de 141% no Brasil.

Os Estados Unidos ocupam o segundo lugar entre os países com o maior número de chamadas de spam, registrando um impressionante crescimento de 56% na comparação com o ano passado, quando estava na oitava posição. A Índia, que já esteve no topo, caiu para o nono lugar. Em 2019, os top 10 eram principalmente da América do Sul, mas agora Chile, Peru e Colômbia viram um decréscimo nas chamadas de spam.

Ligações fraudulentas e serviços financeiros são os principais spammers no Brasil

A edição do relatório da Truecaller de 2020 mostra uma grande mudança na distribuição de spam e na forma como os spammers operam no Brasil. No ano passado, a maioria das chamadas foi realizada por operadoras de telecomunicações e fornecedores de serviços de Internet, mas neste ano estes setores representaram apenas 6% das ligações.

Em contrapartida, as ligações de fraudes quase dobraram este ano, saltando de 26% para 48%, e agora figuram como as principais chamadas de spam, um reflexo do aumento nas tentativas dos golpistas de buscar tirar vantagem da pandemia. Outro ponto a destacar é um crescimento de 13% para 42% de instituições financeiras, que intensificaram as ofertas de cartões de crédito, seguros e empréstimos, e ficaram em segundo lugar entre os maiores spammers.

Pandemia afetou comportamento dos spammers

Este ano os usuários da Truecaller bloquearam 31,3 bilhões de chamadas de spam, um crescimento de 18% sobre 2019, e identificaram 145,4 bilhões de chamadas desconhecidas, um aumento de 25%. O relatório revela também que o comportamento dos spammers mudou com a pandemia. As chamadas tiveram um declínio a partir de março e atingiram o nível mais baixo em abril com o avanço das restrições pelo mundo. A partir de maio as ligações voltaram a crescer uma média de 9,7% ao mês, inclusive com o aumento das chamadas fraudulentas de golpistas tentando tirar vantagem das incertezas da pandemia.

Outros dados relevantes:

- Vários países europeus que nunca apareceram entre os top 20 passaram a integrar a lista este ano – Hungria, Polônia, Espanha, Reino Unido, Ucrânia, Alemanha, Romênia, Grécia e Bélgica.

- Os maiores crescimentos nas chamadas de spam vieram da Europa e dos Estados Unidos, com a Hungria alcançando o maior salto, de 1132%; seguido por Alemanha, com 685%; Bélgica, com 557%; e Romênia, com 395%.

- Os países com os piores índices na Ásia foram a Indonésia (18,3%), Índia (16,8%), Vietnã (14,7%) e Rússia (14,3%).

- Os spammers também “descansam” aos finais de semana, com uma sensível redução das chamadas durantes estes dias.

Notas e Metodologia

Os dados deste relatório foram agregados anonimamente a partir de chamadas recebidas marcadas como spam pelos usuários - ou automaticamente sinalizadas pelo Truecaller - durante o período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de outubro de 2020. Durante esse período, foram identificadas 145 bilhões de chamadas e 13,8 bilhões de SMS de spam em todo o mundo. O estudo de 2019 pode ser acessado aqui, o de 2018 aqui e o de 2017 aqui.

Sobre a Truecaller

As pessoas usam Truecaller para estar à frente do seu tempo. O app ajuda a saber quem está ligando, filtra ligações e mensagens indesejadas e foca no que realmente importa. A empresa oferece um portfolio único de serviços, como um discador com identificador de chamada, detecção de spam, envio de mensagens e muito mais. A missão da Truecaller é construir confiança em qualquer lugar tornando a comunicação segura e eficiente. Com sede em Estocolomo, na Suécia, a empresa foi fundada em 2009 por Alan Mamedi e Nami Zarringhalam. Entre seus investidores estão Sequoia Capital, Atomico e Kleiner Perkins Caufield Byers.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Dez 16, 2025 Demais

Novas regras: entenda como será a saidinha de final de…

Dez 16, 2025 Demais

O que faz o hóspede voltar?

Dez 16, 2025 Demais

Férias elevam risco de acidentes com crianças e…

Dez 16, 2025 Demais

CatLife chega como o primeiro plano de saúde pet do…

Dez 16, 2025 Demais

A Magia do Natal Começa na limpeza da Casa

Dez 16, 2025 Demais

Experiências rápidas e aulas avulsas para quem quer…

Dez 16, 2025 Demais

A importância do projeto hidráulico bem executado nas…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version