Logo
Imprimir esta página

Como a tecnologia pode ajudar a superar os desafios das Defensorias Públicas

Falta de integração com o Judiciário, baixa disseminação de conhecimento interno, dificuldade no agendamento. Essas são algumas das dificuldades que afligem a rotina dos profissionais de Defensoria Pública identificadas por um mapeamento realizado pela Softplan. O objetivo da pesquisa é conhecer o perfil e as necessidades do defensor público de forma a incrementar e evoluir o SAJ Defensorias, sistema de gestão processual voltado para as Defensorias Públicas.

A principal necessidade dos defensores públicos é de contar com um sistema orientado a gestão, produtividade e celeridade processual. Eles buscam na tecnologia uma aliada no atendimento aos cidadãos assistidos, de forma que consigam ao mesmo tempo resolver problemas pontuais e trabalhar em demandas complexas. E que garanta uma integração não só com outras instituições, como o Tribunal de Justiça, mas internamente, como forma a possibilitar a disseminação de boas práticas.

“O defensor público exerce uma atividade nobre: atender os cidadãos menos favorecidos. Por isso, com o SAJ Defensorias, buscamos atender suas principais necessidades. Quando um defensor público consegue fazer um atendimento rápido e de qualidade, quem ganha é a sociedade”, disse o gerente de produto da Softplan Kleber Teixeira.

Gerenciar e promover o atendimento digital ao público também é uma demanda das Defensorias Públicas. Ainda mais em tempos de pandemia e isolamento social, quando rapidamente o atendimento físico deu lugar aos aplicativos de mensagens e videoconferências.

Todas essas informações foram coletadas pela pesquisa de identificação de personas feita pela Softplan. Persona é uma maneira fictícia de representar os diferentes grupos de pessoas que interagem com o sistema. Por meio desta metodologia, podemos identificar características, perfil e percepções diferentes usuários têm em comum.

“Com a definição de personas é possível melhorar a forma de comunicação e engajamento, além de direcionar o produto com base em necessidades e percepções reais dos usuários”, explica Teixeira.

Sobre o SAJ Defensorias

A Defensoria Pública é o órgão que defende os Direitos dos cidadãos menos assistidos perante a Justiça. É uma tarefa nobre, que exige um atendimento ágil e de qualidade. Desta forma, o SAJ Defensorias é uma solução especializada desenvolvida para garantir uma gestão completa das demandas judiciais e extrajudiciais.

Todo o trabalho do órgão é integrado em único sistema, garantindo maior organização e padronização. A integração com o Tribunal de Justiça também possibilita uma maior agilidade na resolução dos casos, sem a necessidade de acessar mais de um sistema para protocolar, ajuizar, receber intimações e consultar prazos.

O SAJ Defensorias contempla entre suas principais funcionalidades:

Integração com o Tribunal de Justiça: ajuizamento eletrônico, recebimento de intimações, peticionamento intermediário e distribuição de processos centralizados em um único sistema.

Organização e padronização: integração do trabalho de todas as equipes da Defensoria Pública, tornando-a um órgão único onde o conhecimento e as boas práticas são compartilhados.

Módulo de gestão judicial: cadastro de procedimentos e gestão, visualização e consulta de autos processuais, tanto internos quanto integrados com o Tribunal de Justiça. Assim, o profissional tem mais controle sobre os documentos que compõem os processos, sem precisar consultar inúmeros sistemas para ter acesso às informações.

Tarefas automatizadas: informações cadastrais relativas aos cidadãos assistidos ou aos processos podem ser incluídas nos documentos de forma automática. O sistema também conta com um editor de texto que possibilita a criação ou importação de modelos de documentos, facilitando a elaboração de peças.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto