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Como a tecnologia pode ajudar a superar os desafios das Defensorias Públicas

  • Segunda, 07 Dezembro 2020 11:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Pessôa
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Falta de integração com o Judiciário, baixa disseminação de conhecimento interno, dificuldade no agendamento. Essas são algumas das dificuldades que afligem a rotina dos profissionais de Defensoria Pública identificadas por um mapeamento realizado pela Softplan. O objetivo da pesquisa é conhecer o perfil e as necessidades do defensor público de forma a incrementar e evoluir o SAJ Defensorias, sistema de gestão processual voltado para as Defensorias Públicas.

A principal necessidade dos defensores públicos é de contar com um sistema orientado a gestão, produtividade e celeridade processual. Eles buscam na tecnologia uma aliada no atendimento aos cidadãos assistidos, de forma que consigam ao mesmo tempo resolver problemas pontuais e trabalhar em demandas complexas. E que garanta uma integração não só com outras instituições, como o Tribunal de Justiça, mas internamente, como forma a possibilitar a disseminação de boas práticas.

“O defensor público exerce uma atividade nobre: atender os cidadãos menos favorecidos. Por isso, com o SAJ Defensorias, buscamos atender suas principais necessidades. Quando um defensor público consegue fazer um atendimento rápido e de qualidade, quem ganha é a sociedade”, disse o gerente de produto da Softplan Kleber Teixeira.

Gerenciar e promover o atendimento digital ao público também é uma demanda das Defensorias Públicas. Ainda mais em tempos de pandemia e isolamento social, quando rapidamente o atendimento físico deu lugar aos aplicativos de mensagens e videoconferências.

Todas essas informações foram coletadas pela pesquisa de identificação de personas feita pela Softplan. Persona é uma maneira fictícia de representar os diferentes grupos de pessoas que interagem com o sistema. Por meio desta metodologia, podemos identificar características, perfil e percepções diferentes usuários têm em comum.

“Com a definição de personas é possível melhorar a forma de comunicação e engajamento, além de direcionar o produto com base em necessidades e percepções reais dos usuários”, explica Teixeira.

Sobre o SAJ Defensorias

A Defensoria Pública é o órgão que defende os Direitos dos cidadãos menos assistidos perante a Justiça. É uma tarefa nobre, que exige um atendimento ágil e de qualidade. Desta forma, o SAJ Defensorias é uma solução especializada desenvolvida para garantir uma gestão completa das demandas judiciais e extrajudiciais.

Todo o trabalho do órgão é integrado em único sistema, garantindo maior organização e padronização. A integração com o Tribunal de Justiça também possibilita uma maior agilidade na resolução dos casos, sem a necessidade de acessar mais de um sistema para protocolar, ajuizar, receber intimações e consultar prazos.

O SAJ Defensorias contempla entre suas principais funcionalidades:

Integração com o Tribunal de Justiça: ajuizamento eletrônico, recebimento de intimações, peticionamento intermediário e distribuição de processos centralizados em um único sistema.

Organização e padronização: integração do trabalho de todas as equipes da Defensoria Pública, tornando-a um órgão único onde o conhecimento e as boas práticas são compartilhados.

Módulo de gestão judicial: cadastro de procedimentos e gestão, visualização e consulta de autos processuais, tanto internos quanto integrados com o Tribunal de Justiça. Assim, o profissional tem mais controle sobre os documentos que compõem os processos, sem precisar consultar inúmeros sistemas para ter acesso às informações.

Tarefas automatizadas: informações cadastrais relativas aos cidadãos assistidos ou aos processos podem ser incluídas nos documentos de forma automática. O sistema também conta com um editor de texto que possibilita a criação ou importação de modelos de documentos, facilitando a elaboração de peças.


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