SEGS Portal Nacional

Demais

Dia da Onça Pintada - Vetnil parabeniza Associação Mata Ciliar pelo trabalho de preservação das onças

  • Quarta, 02 Dezembro 2020 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agatha Antunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Onça-parda Mima

No dia 29 de novembro foi comemorado o Dia Nacional da Onça Pintada, idealizado para celebrar a fauna brasileira e atrair a atenção para esta belíssima espécie que sofre constantemente com a caça ilegal e perda de habitat. Este ano a causa atrai ainda mais atenção, após a série histórica de queimadas em terras brasileiras, que abrigam quase 50% das onças-pintadas de todo o mundo.

A Vetnil aproveita as data para parabenizar a Associação Mata Ciliar pelo trabalho desenvolvido junto às onças pintadas. A entidade é responsável pelo Centro de Conservação de Felinos, que acolhe animais neotropicais de todo o país. Nele são desenvolvidos diversos projetos para a conservação das nove espécies de felinos brasileiras, dentre elas a onça-pintada, o felino mais ameaçado do Brasil. O Centro possui parceria com o Zoológico de Cincinnatti onde já foram logradas importantes conquistas para os felinos como o primeiro nascimento de onça-pintada do mundo como resultado de um projeto de inseminação artificial.

Além disso, o Centro de Felinos também se propõe a receber, tratar e reabilitar onças-pintadas resgatadas em diversas regiões do país. Os animais acolhidos, quando aptos, retornam ao habitat natural e são soltos após o processo de reabilitação e monitorados periódico. Porém, ainda que a Mata Ciliar preste todos os atendimentos necessários para preservar a saúde das onças, algumas não conseguem retornar para a natureza. Estas são mantidas no centro, em ambientes concebidos para oferecer uma experiência mais próxima possível ao natural. Os animais ainda recebem uma dieta rica em nutrientes.

Atualmente o centro abriga 7 onças pintadas, das quais 6 foram recolhidas após perderem suas mães, provavelmente em decorrência da caça predatória. A sétima nasceu in loco com a ajuda do projeto de fertilização in-vitro. Já passaram também pelo centro, onças mantidas em cativeiro ilegal, como o caso do macho Felipe tido como mascote em um garimpo no Pará e resgatado pelo Ibama. O passou por um período de reabilitação na Mata Ciliar onde recebeu estímulos para apurar o seu comportamento natural e pronto para voltar a uma ampla área protegida no Pará, onde foi solto com sucesso.

Além do trabalho de acolhimento, a Associação Mata Ciliar desenvolve um projeto em parceria com prefeituras e Secretarias Municipais de Educação para fomento de ações de ensino ambiental. Dentro da iniciativa são promovidas visitas monitoradas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, onde acontece também uma apresentação de teatro em que um dos personagens é uma onça pintada, que instrui as crianças sobre as dificuldades que a espécie enfrenta.

Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, a Mata Ciliar conta com a ajuda de iniciativas privadas como a Vetnil, no intuito de manter saudáveis as onças que chegam no Centro de Conservação. A ONG ainda aceita doações através de seu site oficial. Também é possível a adoção simbólica de um dos animais do centro por um ano. Nesta modalidade o padrinho recebe um certificado digital além de informações mensais sobre o animal apadrinhado.

Mais informações sobre o Centro de Conservação de Felinos e outros projetos da Associação Mata Ciliar estão disponíveis no site http://mataciliar.org.br/site/

Sobre a Vetnil

Fundada há 26 anos pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil, empresa 100% nacional, atua em pesquisas e no desenvolvimento de produtos para a saúde e performance de pets e de equinos, estando entre as líderes de mercado nestes segmentos no Brasil. A companhia também exporta as suas soluções para diversos países e tem acumulado premiações importantes, como “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural), além de ter sido vencedora na categoria ‘Produtos Veterinários’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural de 2016 e na categoria ‘Saúde Animal’ do Anuário do Agronegócio da Revista Globo Rural 2018.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 06, 2026 Demais

Cubas, qual a melhor escolha?

Abr 06, 2026 Demais

Contratos de namoro: novas formas de proteger relações…

Abr 06, 2026 Demais

Cabernet Sauvignon e Merlot: por que os brasileiros…

Abr 06, 2026 Demais

As folhas caem e os fios também: entenda o que é o…

Abr 06, 2026 Demais

Dados apontam que madrugadas e manhãs estão mais…

Abr 06, 2026 Demais

Marcenaria sob medida ou Móveis planejados: Qual a…

Abr 06, 2026 Demais

Falhas na rotina aumentam riscos em condomínios sem que…

Abr 06, 2026 Demais

Cidadania italiana: entre a turbulência legislativa e a…

Abr 02, 2026 Demais

Vermelhidão, sensibilidade e inchaço: qualquer pessoa…

Abr 02, 2026 Demais

Semana Santa: Nutricionista ensina receitas sem carne…

Abr 02, 2026 Demais

Vacinas para gatos: quais as mais importantes?

Abr 02, 2026 Demais

Começar devagar é a melhor estratégia para não…

Abr 02, 2026 Demais

Raio X do morar em SP: QuintoAndar revela os bairros…

Abr 02, 2026 Demais

Rotina de limpeza ajuda a manter o ar mais saudável em…

Abr 02, 2026 Demais

Brasil consome 50% mais açúcar que o recomendado e…

Abr 02, 2026 Demais

Brasil ganha protagonismo global e atrai novos países…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version