SEGS Portal Nacional

Demais

Tempo reduzido nas academias devido à pandemia não impacta nos resultados, garante treinador

  • Segunda, 30 Novembro 2020 10:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano de Abreu
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Entre as medidas de segurança contra Covid-19 adotadas pelos locais de musculação, está a diminuição do tempo de treinamento

Há cerca de dois meses, academias em todo o país voltaram a abrir as portas. Apesar da liberação por parte das autoridades e das medidas adotadas pelos estabelecimentos — tempo reduzido de permanência do aluno, álcool gel, máscaras e distanciamento de 1,5 metro —muitos praticantes ainda preferem manter a rotina de exercícios restrita à casa ou ao ar livre.

Entre as principais questões levantadas por quem quer voltar, mas ainda não sabe se é uma boa alternativa, está justamente o menor tempo de permanência: há quem questione se 60 minutos é tempo suficiente para obter resultados. De acordo com o especialista Tauan Gomes, essa é uma preocupação baseada na falsa ideia de rendimento, já que o fato de treinar por mais tempo, não garante por si só, resultados significativos.

“Muitas horas de treinamento podem, na verdade, atrapalhar o rendimento do exercício e os resultados físicos, pois ocorre um grande processo de catabolismo muscular, obrigando o corpo a usar mais a reserva de energia, na tentativa de conseguir se recuperar. Dessa forma, o organismo e a mente atingem um estado de overtrainnig, onde há perda da performance decorrente de um treinamento excessivo e prolongado”, explica.

Tauan Gomes garante que uma sessão de 30 a 40 minutos, que mantenha alta intensidade, densidade e respeite a regularidade nos exercícios já é mais do que suficiente pra atingir resultados e recuperar meses de treinamentos mais leves. “Os treinos curtos estimulam a partida de superação diária por conta da maior intensidade, quanto mais curto o treino, mais energia você consegue entregar. Além disso, o foco é maior e mais intenso, auxiliando inclusive no combate ao estresse do dia a dia”, aponta.

Há estudos que comprovam essa relação entre tempo, intensidade e resultados. Entre eles está a pesquisa conduzida pelo especialista em fisiologia do esporte Izumi Tabata, da Universidade de Ritsumeikan, em Quioto, no Japão, que comprovou que um treino intervalado de alta intensidade — conhecido como método TÁBATA que dura quatro minutos — consegue queimar gordura mais rápido e, ainda, melhorar as capacidades cardiovasculares gerando um ganho de até 48 horas após o treino.

Esse raciocínio funciona tanto para quem busca hipertrofia, quanto emagrecimento. Outro ponto é que o treino mais curto ajuda com que a execução do exercício seja mais precisa e a chance de lesão seja menor, além de estimular o corpo. “Poucos minutos de treinos podem gerar até dois dias de queima se você usar o método certo. Isso porque mesmo após o exercício, o corpo mantém o processo de queima”, garante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version