Logo
Imprimir esta página

Startup desenvolve robô capaz de vistoriar tubulação de petróleo

Tecnologia, que conta com apoio da EMBRAPII e do Sebrae, vai tornar o processo mais econômico, rápido e preciso.

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), a Unidade EMBRAPII COPPE/UFRJ e a startup Integral Monitoramento e Inspeção se uniram e estão desenvolvendo uma tecnologia para aprimorar a vistoria de risers, dutos usados nas perfurações das petrolíferas, tornando o processo mais econômico e a avaliação mais precisa, uniforme e veloz.

Os risers, durante sua vida útil, precisam ser avaliados a cada dois anos quanto aos desgastes (principalmente em relação à corrosão e defeitos como trincas). Atualmente, a vistoria é feita em terra, manualmente por um operador, e um equipamento que conta com apenas um sensor.

A tecnologia vai trazer automação ao processo. O robô contará com 16 sensores, controlados remotamente, que orbitarão ao redor do próprio eixo, oferecendo uma resolução quatro vezes maior, ou seja, equivalente a 64 sensores. O robô entrará nos risers para fazer medições de espessura dos tubos e identificar possíveis falhas estruturais com uso de ultrassom.

A automação também vai tornar o processo de avaliação possível em plataforma ou em embarcações próximas, evitando o trânsito de peças em perfeito estado e os custos de translado. Tradicionalmente, a avalição é feita em terra e tem uma logística cara e demorada às empresas exploradoras de petróleo: os dutos são desmontados e retirados do mar, colocados na plataforma, transportados por um navio e, finalmente, por uma carreta até um galpão onde é feita a inspeção.

Além dos custos operacionais menores, ao possibilitar a avaliação no mar, a ferramenta traz outro benefício que é a redução no tempo de parada destes equipamentos. A inspeção seria feita em uma lacuna de tempo entre o uso dos tubos em perfurações diferentes.

Contrato com o Sebrae

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mantêm contratos para garantir recursos não reembolsáveis aos projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de pequenos empreendedores. Mais de 130 empresas já foram beneficiadas, gerando R﹩ 85 milhões em 139 projetos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto