Panela velha é a que faz comida boa? Glauber Britto, do canal Champagne com Dendê, ensina a escolher o melhor recipiente para cada receita
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Aline NobrE
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
“Existem panelas específicas para cada tipo de preparo e uso de alimentos. E sim, tem algumas que quanto mais velha, melhor fica”, conta o youtuber, que é queridinho da web quanto o assunto é gastronomia chique e fácil.
Você sabia que existe uma panela correta para cada tipo de preparo de uma receita? Respondendo essa pergunta e confirmando se é a ‘panela velha que faz comida boa’, o youtuber Glauber Britto, criador do canal Champagne com Dendê, fala do assunto e ensina como a escolha do melhor recipiente pode dar um toque especial para a refeição.
“Existem panelas específicas para cada tipo de preparo e uso de alimentos, por exemplo a cebola não pode ser feita em qualquer vasilha por ser oxidante e tem recipientes que não suportam”, adianta o youtuber, que é conhecido na web por levar o tema gastronomia de forma simples, elegante e acessível para todos. Ele, inclusive, é criador do quadro ‘Receita de uma panela só’, onde utiliza apenas um recipiente para preparar um prato pra lá de especial.
“As panelas que mais conservam o sabor são as de barro, ferro, titânio, esmaltado e cerâmica, as demais alteram levemente o sabor do alimento, mas não é algo muito grave que seu paladar vá sentir tanto a diferença”, completa ele.
Qual a melhor panela?
Para responder essa questão, Glauber diz qual é o tipo de material que não acha tão interessante: "A panela de inox não é tão boa. Ela libera níquel em pequenas quantidades para os alimentos. Dessa forma, é bom evitar o preparo de alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, repolho e cebola, que aumentam a migração do níquel. Panelas de inox não são indicadas para fazer frituras porque esse procedimento aumenta a migração de níquel da panela para o alimento".
E a panela de pressão: qual é o segredo?
Assim como muitos, Glauber também confessa um certo 'medo' ao lidar com a panela de pressão. Porém, o apaixonado por gastronomia dá a dica: "Sempre troque a borracha da tampa, que é a peça fundamental para uma excelente vedação, e use a quantidade certa de líquido para o cozimento, pois se usar uma quantidade menor esse líquido pode evaporar rápido e criar muito ar na panela e aí sim vir a explodir".
Panela pode ir para a mesa?
É até charmoso levar uma panela bonita para a mesa, não é mesmo? Glauber aprova a ideia e dá a dica: "As panelas que podem ir direto são as de barro, pedra sabão, ferro e titânio. Isso porque existem comidas que depois de prontas não ficam legais se forem transferidas para recipientes, então a ideia é servir direto na panela e ficam bonitas postas a mesa. Temos como exemplo uma boa moqueca em uma panela de barro".
Mais dicas de panelas:
E será que a panela velha é a que faz comida boa, como diz o ditado? Glauber conta que isso faz sentido sim: “Têm panelas que quanto mais velhas, melhor ficam. As panelas de ferro, que são muito usadas em roças onde ainda se tem fogão a lenha são assim”.
O Youtuber lista qual panela combina melhor com cada tipo de receita:
Grelhados e frituras: titânio ou teflon, pois dispensam óleo. Porém o teflon tem que estar bem conservado.
Caldos e sopas: escolha panelas de cerâmica ou barro, pois conservam mais o calor.
Carnes e cozidos: panelas esmaltadas dão um bom resultado além de não liberar toxinas mesmo em cozimentos mais longos.
Arroz e acompanhamentos: a panela de alumínio pode ser uma ótima opção, desde que não se utilize alimentos ácidos como cebola, brócolis e couve.
Legumes e verduras: prefira panelas com opção de cozimento a vapor. Assim os vegetais mantém todas as suas capacidades nutritivas.
Feijão e molhos: para cozinhar feijão, prefira as panelas de ferro para dar uma incrementada na absorção de ferro da sua família. Ela também é indicada para molhos por conservar a temperatura.
Sobre o quadro ‘Receita de Uma Panela Só’:
Vivendo em um flat no Brasil, Glauber Britto tinha pouco espaço e apenas duas panelas. Foi aí que o criativo youtuber teve a ideia de mostrar que é possível cozinhar sem ter necessariamente muitos aparatos. Com uma única panela ele fez receitas maravilhosas, rápidas e criou o quadro ‘Receita de Uma Panela Só’ no Youtube.
“Já fiz uma arroz com camarão que ensino como reaproveitar arroz que sobra, já fiz um macarrão rápido junto com o chef Guga Rocha , fiz shakshuka, um prato originário do oriente médio, já fiz camarão no curry, receita tailandesa e muitas outras receitas. No canal e no Instagram tem a Playlist de uma panela só”, conta ele.
Saiba mais sobre Glauber Britto:
Nascido em Vitória da Conquista (BA) é arquiteto, jornalista e amante de gastronomia. Já visitou mais de 35 países, algo que o motivou a fazer um diário de bordo com todas as suas experiências e imagens de todos os cantos por onde passou. Em 2019, começou a compartilhar suas experiências escrevendo e relatando as histórias em colunas assinadas nos portais "Farol da Bahia" e "Viagem e Gastronomia". Atualmente, além de influenciador digital, comanda também o canal "Champagne com Dendê" no Youtube, onde leva conteúdo por meio de entrevistas e dicas de gastronomia, moda, viagem e lifestyle.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>