Logo
Imprimir esta página

Exploração do trabalho infantil aumenta com a pandemia

Deputado quer aumentar punição para quem explora o trabalho infantil

A Unicef ouviu aproximadamente 53 mil famílias na Grande São Paulo, entre abril e julho deste ano. Essa pesquisa constatou que a incidência do trabalho infantil aumentou de 17,5 por mil habitantes antes da pandemia para 21,2 por mil habitantes durante a pandemia. Esse triste cenário motivou o Deputado Federal Luiz Carlos Motta (PL/SP) a elaborar o Projeto de Lei 4455/20 ampliando a punição para os infratores.

De acordo com o Projeto de Lei, a pena prevista é reclusão de um a quatro anos e multa, valendo também para quem agenciar, coagir ou intermediar a participação de criança ou adolescente. Além disso, acrescenta a previsão de crime ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

O problema ocorre em todo o Brasil. Motta apresenta estatísticas do Ministério Público do Trabalho, segundo as quais, entre 2007 e 2018, foram notificados em todo o país, 300 mil acidentes de trabalho envolvendo crianças e adolescentes. No mesmo período, ocorreram 42 óbitos decorrentes de acidentes laborais na faixa etária dos 14 aos 17 anos.

Motta, que há vários anos trabalha para a erradicação do trabalho infantil no país, constata que “as vítimas vem sendo exploradas no trabalho informal, principalmente na agricultura e na construção civil”. Ele acrescenta que essas crianças “submetidas a trabalhos perigosos e insalubres, sofrem mutilações, com danos irreversíveis à saúde e, às vezes, têm sua vida exposta a perigo”.

O parlamentar vem dialogando com o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para que este agilize a tramitação do projeto no Congresso Nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto