Segundo especialista, OKRs ainda são subaproveitados como ferramenta de gestão para alavancar o crescimento das empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Marcelo Volpato
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Modelo de gestão vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo corporativo e ajuda a alcançar resultados de maneira rápida e eficiente
OKRs - Objectives Key Results - são muito mais que uma metodologia, são uma espécie de filosofia de gestão que propõe maximizar resultados no curto prazo, através da transparência, foco e colaboração para empresas de diferentes tamanhos, tipos e segmentos. Eles dão à organização maior capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, e também uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos objetivos. Mas, muito mais do que propor uma gestão mais eficiente, os OKRs estão ajudando empresas em seus processos de transformação.
A implementação de OKRs pode soar como algo novo para muitas pessoas. No entanto, algumas empresas já fazem uso deste modelo de gestão há alguns anos. Pedro Signorelli, especialista na implementação de OKRs e fundador da empresa Pragmática Gestão, é um dos responsáveis por trazer essa nova filosofia para dentro das organizações brasileiras.
O maior case de sua carreira foi o da empresa de telecomunicações Nextel, pioneira na utilização dos OKRs em larga escala nas Américas. Após sucesso na implementação em tempo recorde da metodologia - a empresa precisava que 1.200 dos colaboradores tivessem seus OKRs cadastrados em 15 dias, 98% da meta foi alcançada -, Pedro passou então a se dedicar ao assunto de maneira exclusiva, como trainer.
Na opinião de Signorelli, a aplicação da filosofia de OKR nas empresas não passa, simplesmente, pela implementação de técnicas e processos, mas se baseia também em um terceiro pilar que é a mudança de mentalidade.
"Quando fazemos a implementação de OKRs em empresas, é importante termos em mente que é necessária uma mudança de mentalidade do time que estava acostumado com uma forma de trabalhar (hábitos, práticas, processos), que não se adequa ao mundo em que estamos vivendo hoje. Cada empresa ou negócio tem suas particularidades que devem ser trabalhadas para alcançar bons resultados. Outro ponto importante, é que com a experiência adquirida, é possível acelerar a curva de aprendizagem, o que economiza tempo de todos e agiliza o processo. A implementação de OKRs de maneira incompleta pode torná-los obsoletos em pouco tempo", explica Signorelli.
Ainda de acordo com Pedro, um modelo de gestão com OKRs olha para cada indivíduo e área da empresa como elementos que compõem o todo, o que ajuda a criar um sentimento de unidade e colaboração. "Todos os colaboradores de uma empresa devem entender a importância do seu papel dentro do modelo de negócio. É como uma orquestra, se um instrumento está tocando fora do ritmo, afeta a harmonia de todo o grupo. Entender isso é fundamental para o sucesso da empresa", complementa.
Outro ponto importante destacado por Pedro para a implementação da metodologia de OKR é que as empresas devem pensar em ciclos mais curtos de planejamento, pois isso dá uma maior tração para as mudanças necessárias na organização, e permite eventuais correções de rota. O uso de um modelo de gestão com OKRs vai fazer com que a empresa seja mais eficaz em atingir seus objetivos, tenha colaboradores mais engajados e felizes, mas acima de tudo, vai proporcionar mudança cultural de crescimento constante muito importante para o seu negócio.
Sobre a Pragmática
Fundada em 2019, por Pedro Signorelli, a Pragmática Gestão ajuda outras organizações em suas jornadas de transformação, traçando objetivos estratégicos para maximizar resultados de maneira objetiva, apoiando-se nas teorias - especialmente a metodologia de OKRs - e aplicando-as e adaptando-as de acordo com o contexto em que cada organização está inserida.
Sobre Pedro Signorelli
Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência em gestão de projetos em organizações e empresas bastante estruturadas como PromonLogicalis e Siemens. Trabalhou em projetos de transformação tecnológica do setor de telecomunicações no Brasil. Em 2013 juntou-se à Nextel, empresa em sérias dificuldades financeiras, onde participou ativamente do processo de transformação como Head de Gestão, Projetos e Processos. Com mais de 20 anos de experiência, trabalha como trainer e ministra palestras e workshops sobre implementação de modelos de organização focados em OKRs.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>