Logo
Imprimir esta página

Tendências pós-COVID para o setor varejista

Por Raul Rocha, Vice-Presidente de Vendas da Qintess

A pandemia de COVID-19 certamente é um divisor de águas, com impactos de longo prazo que estão além da saúde pública. Na economia, um dos setores mais abalados foi o do Varejo, segmento em que a competitividade já é extremamente acirrada. Por isso, pensar em quebra de paradigmas e inovação me parece um caminho essencial a seguir.

Como aponta a experiência internacional de retomada das atividades econômicas, a recuperação do setor será gradual. Isso se dá porque, além do receio dos consumidores em circular por locais públicos, existe o comprometimento da renda familiar devido às condições adversas do mercado de trabalho. Essa realidade precisar ser levada em conta pelos varejistas em sua estratégia de negócios.

Um ponto chave para a adaptação para um novo ambiente, chamado de “novo normal”, será a digitalização. A Transformação Digital já era uma necessidade das empresas brasileiras, mas, agora, está em evidência ainda maior pela necessidade de aceleração dos negócios. Por isso, investir em processos inteligentes como Inteligência Artificial (IA) e automação, além de networking, multi-plataformas de compras em omnichannel, formas virtuais de pagamento, e também adotar uma cultura comportamental voltada para o digital, facilitarão a entrega de valor aos consumidores e abrirão portas para oportunidades que, antes, não chegaram a ser exploradas.

O segmento varejista viu crescer exponencialmente o e-commerce, incentivando ações como o redirecionamento de esforços para o serviço de entregas. Todos pudemos acompanhar as dificuldades que algumas grandes redes tiveram para lidar com o imenso volume de consumidores em seus sites, bem como para realizar as entregas em períodos aceitáveis. Por outro lado, também testemunhamos a forma como outras empresas do setor conseguiram satisfazer as exigências dos clientes, chegando a triplicar o faturamento e até mesmo ingressando em outras áreas de negócios – porque estavam mais avançadas em suas jornadas de Transformação Digital.

A digitalização possibilita, por exemplo, o conhecimento aprofundado das demandas dos consumidores, o que favorece a geração de insights para a oferta de produtos e serviços de forma mais assertiva. A humanização e personalização de interações com os clientes se mostram, cada dia mais, um movimento vencedor para fidelizar sua atenção. A presença em redes sociais, bem como o uso de tecnologias de ponta para a análise de dados, faz com que a jornada e a experiência de compra dos usuários sejam otimizadas e o desempenho aumente, apresentando um diferencial da concorrência.

As parcerias também têm se mostrado uma estratégia promissora, ganhando força a partir da necessidade de aproximação com parceiros-chave que agreguem know-how e possam contribuir efetivamente para acelerar a Transformação Digital e tornar a entrega dos varejistas mais relevante e completa.

As fronteiras entre o virtual e o mundo físico estão mais difusas e as empresas que compreenderam como navegar esse ecossistema dinâmico estarão aptas a enfrentar as consequências trazidas por qualquer disrupção, além de se anteciparem para a corrida em prol de soluções que agreguem valor e relevância às experiências dos clientes.

Os desafios são grandes, mas os líderes que souberem explorar o potencial de digitalização de seus negócios, identificando e investindo nas tendências emergentes mais modernas, conseguirão se posicionar à frente dos concorrentes e obter sucesso nessa jornada. Não há tempo a perder!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto