Logo
Imprimir esta página

Natura identifica aumento da qualidade de vida de sua rede de consultoras

Dados constam no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Consultoras Natura, ferramenta estratégica da empresa para acompanhamento e gestão das Vendas por Relações

No Dia da Consultora de Beleza (22/09), a Natura comemora avanços no Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras Natura (IDH-CN), que cresceu 3,1% em 2019 em comparação a 2017. As principais razões para esse aumento são os investimentos realizados pela empresa em saúde e educação financeira para essas profissionais.

Em 2019, os indicadores de saúde registraram um aumento de 11,5%, enquanto os de educação financeira cresceram 26,1%. O índice também mostra que, ao trabalhar como consultora Natura por um ano, o IDH da profissional aumenta, em média, 1,8%. Além disso, as Consultoras Natura possuem cerca de 12,4 anos de estudos, uma média acima do IDH do Brasil, que é de 7,7 anos. No tópico Cidadania, contudo, foi registrado uma queda de 15,5% devido à piora na percepção sobre política e vida pública.

Para a Natura, ter o seu próprio índice é de imensa importância. É a partir desses números que é possível entender os impactos da atividade de consultoria na vida dessas profissionais, bem como suas particularidades. "Dessa forma, podemos criar estratégias de gestão e de investimento social. Nós queremos entender como podemos contribuir para que nossas consultoras tenham uma melhor qualidade de vida. Afinal, a Venda por Relações é o que faz a empresa ser o que ela é hoje em dia", comenta Penelope Uiehara, diretora de marketing e relacionamento da Natura.

Alguns aspectos impulsionaram o crescimento do IDH-CN, como os investimentos da Natura em educação financeira em períodos de crises, incluindo cursos de economia doméstica via WhatsApp, além de orientações contra fake news e digitalização do modelo de negócio. A saúde também é uma questão importante, por isso foram realizadas diversas ações em apoio às consultoras durante a pandemia de Covid-19. Entre elas, a criação de um fundo emergencial para profissionais em situação de vulnerabilidade, que já atendeu cerca de 3.350 consultoras desde abril; a criação de uma Rede de Apoio e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência pelo Movimento Natura, que pode ser acessada pela ferramenta TINA, a qual teve 1.834 acessos entre 26 de março e 11 de setembro; e investimentos em atendimento psicológico, telemedicina, auxílio remédio, tele-ajuda e seguro internação.

Entenda o IDH-CN

Entre 2008 a 2010, a Natura foi uma das principais parceiras do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A empresa contribuiu para a promoção da campanha "Brasil Ponto a Ponto", criada para definir o tema do Relatório Brasileiro de Desenvolvimento Humano. A partir daí, a companhia começou a procurar meios de compreender a própria influência no mundo em relação ao desenvolvimento humano, iniciando um projeto de adaptação de metodologia agregada do IDH, focado em expansão de direitos e liberdades individuais.

Em 2013, o economista Flávio Comim, ex-consultor do PNUD, desenvolveu o IDH-CN, o primeiro indicador de desenvolvimento humano corporativo criado no mundo. O índice é composto por três pilares: cidadania, saúde e educação. Já seu cálculo é baseado nos indicadores IDH-Saúde, IDH-Conhecimento e IDG-Trabalho, tendo sido estruturado a partir de paradigmas da ONU, respeitando as liberdades básicas individuais e a promoção do bem-estar.

O que a Natura já faz

A Natura já vem colocando em prática ações voltadas para o cuidado e proteção da mulher há algum tempo. Em 2019, a companhia criou o Comitê de Enfrentamento à Violência Doméstica, também disponibilizou um canal 0800, em que colaboradoras vítimas de violência no Brasil têm acesso a psicólogos, orientações, assistentes sociais e advogados. Já em 2020, a Natura aderiu à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres, organizada pelo Instituto Avon, com apoio da ONU Mulheres, suporte técnico da Fundação Dom Cabral e participação de outras empresas.

A Natura também possui a causa Cada Pessoa Importa, focada em educação, geração de renda e diversidade. Desta forma, busca garantir o acesso de toda a sua rede a uma renda digna, alimentação, moradia, educação, assistência médica, transporte, entre outras necessidades essenciais.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 1.8 milhão de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto