Logo
Imprimir esta página

Petz alerta para cuidados com o coração de cães e gatos durante o 'Setembro Vermelho'

No mês da conscientização dos cuidados com problemas cardíacos, pets também podem apresentar sinais de enfermidades que afetam o coração

Não são apenas os humanos que sofrem com doenças do coração. Cães e gatos também podem apresentar uma série de problemas cardíacos. Aproveitando que o mês de setembro é destinado à saúde do coração humano, a Petz abraça a campanha Setembro Vermelho para falar sobre o assunto, mas relacionado aos caninos e felinos.

Assim como os seres humanos, os animais de estimação também precisam de cuidados e prevenção de doenças cardíacas. Algumas raças de cães e gatos têm características genéticas mais propensas ao desenvolvimento de doenças cardíacas, mas o avanço da idade é um fator que potencializa o risco de maneira geral, assim como a obesidade animal.

O melhor tratamento é a prevenção e a atenção. E, para manter a saúde do seu pet em dia, é importante realizar check-ups cardíacos periódicos, pois a chance de cura e o sucesso no tratamento são maiores quando as doenças são diagnosticadas no início. "Estima-se que 10% de todos os cães que são apresentados para um atendimento clínico apresentam alteração cardíaca. A doença cardíaca mais comum é a degeneração mixomatosa da válvula mitral, que surge justamente quando os bichinhos vão ganhando mais idade. Esta condição é mais comum em cães de pequeno porte, geralmente a partir dos 7 anos de idade", explica a cardiologista veterinária da equipe de cardiologia da Petz/Seres, Dra. Caroline da Silva Freire.

A doença é um tipo de degeneração adquirida da valva que separa o átrio do ventrículo no lado esquerdo do coração, permitindo assim que uma parte do sangue faça o caminho inverso gerando uma sobrecarga de volume que, na dependência de sua evolução, pode ameaçar a vida de seu pet.

"No gato, por sua vez, são mais comuns as doenças relacionadas ao músculo cardíaco, sendo chamadas de cardiomiopatias. Dentre elas a mais prevalente é a cardiomiopatia hipertrófica, presente em cerca de 15% da população felina. Esta é uma condição em que as paredes do ventrículo se tornam mais espessas podendo, na dependência de sua gravidade, prejudicar o funcionamento adequado do coração levando a sérias consequências", complementa Dra. Caroline.

É importante lembrar que nem sempre seu pet dará indícios de que apresenta alguma alteração cardíaca até uma fase mais avançada da doença, o que eleva ainda mais a importância da visita periódica a um médico veterinário de confiança para a realização de um adequado exame físico.

Este exame compreende ausculta cardiopulmonar, para verificação da presença de sopro, e realização de checkup completo com exames complementares - incluindo o ecocardiograma, eletrocardiograma e mensuração de pressão arterial. Todas essas avaliações podem ser feitas no Centro Veterinário Seres.

Atenção aos sintomas

Detectar problemas cardíacos nos pets para quem não é especialista pode parecer difícil. Mas basta aos tutores ficarem atentos a alguns sintomas que podem indicar um distúrbio antes que seja tarde.

Dentre os sinais clínicos mais comumente observados estão a tosse, cansaço fácil ou intolerância ao exercício, dificuldade respiratória, alteração na coloração de língua, tornando-se mais arroxeada/ azulada (cianose), desmaios e aumento de volume abdominal devido acúmulo de líquido.

Caso o animal apresente qualquer um dos sinais clínicos descritos acima é necessário buscar um serviço de atendimento médico veterinário para que seja feito o diagnóstico imediato do problema e início do tratamento adequado com o especialista.

Alterações como a dificuldade respiratória e alteração de coloração de língua são consideradas emergência e, portanto, é necessário buscar serviço de atendimento 24 horas para estabilização do seu pet.

Muitas destas doenças em fases iniciais tendem ser assintomáticas ao animal, retardando o diagnóstico e adequado tratamento.

"Em gatos, a questão de exames e checkups é particularmente importante, pois nem todos os felinos domésticos com alterações cardíacas apresentarão sequer sopro. Em cães, a tosse é a causa mais comum da busca por atendimento veterinário com cardiologista", alerta a Dra. Caroline.

Recomendações

A Petz oferece o atendimento especializado de cardiologia veterinária através dos Centros Veterinários Seres, com consultas médicas, realização de exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, mensuração de pressão arterial, hospitais com infraestrutura de internação para um paciente cardiopata descompensado e realização de cirurgia para correção de doenças cardíacas congênitas.

Além disso, conta com uma rede 24 horas de atendimento com veterinários clínicos treinados para o reconhecimento de tais alterações e encaminhamento para o cardiologista.

Em animais a partir dos 6 anos de idade (ou antes, caso o médico veterinário responsável julgar necessário) é ideal a realização de exames anuais, incluindo a mensuração de pressão arterial, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Em animais que já apresentam alterações é importante o acompanhamento com o médico veterinário especialista em cardiologia animal na frequência indicada pelo mesmo e controle de exames cardiológicos pelo menos a cada 6 meses (podendo ter indicação de menor periodicidade, de acordo com a gravidade da condição).

Sobre o Centro Veterinário Seres

Seres é uma marca do Grupo Petz, que tem como missão entregar o que há de mais avançado em medicina veterinária por meio de uma experiência única para pets e seus tutores. É por essa razão que todas as atuais Clínicas Veterinárias Petz estão se tornando Centro Veterinário Seres para entregar cada vez mais comodidade, conforto e saúde ao alcance de todos os tutores e seus pets, garantindo cuidados 24 horas com os hospitais veterinários e atendimentos de emergência.

Sobre a Petz

A rede de pet shop é a maior em número de lojas, somando 110 no País - em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Os espaços contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e medicina veterinária. No final de 2018, a rede intensificou sua atuação em saúde com o lançamento do centro veterinário Seres, que alia conhecimento científico a equipamentos de última geração. Soma-se a esta estrutura a unidade Petz Garden, com plantas, flores e material para jardinagem e piscina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto