Logo
Imprimir esta página

Habilidades profissionais para o futuro: Instituição de Lorena (SP) é a primeira do Vale a oferecer ensino em sintonia com proposta do Fórum Econômico Mundial

Serra Dourada muda metodologia de ensino-aprendizagem e recria equipes e estrutura para colocação profissional dos alunos

Com um grande e audacioso projeto que busca preparar o aluno para o desenvolvimento do autoconhecimento, a faculdade Serra Dourada de Lorena (SP) deu início neste mês de agosto à uma inovadora proposta de ensino, cujos eixos centrais estão baseados em informações do relatório do Fórum Econômico Mundial - FEM.

A organização sem fins lucrativos reúne os principais líderes empresariais e políticos, assim como intelectuais e jornalistas selecionados para discutir as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente, incluindo saúde e meio-ambiente. No encontro que acontece desde 1971, são desenvolvidas pesquisas e discussões que trazem impactos a todos os setores da sociedade.

Algumas das habilidades ressaltadas o fórum e que ganharam destaque no mercado de trabalho já estão sendo implantadas pela Faculdade Serra Dourada de Lorena, como iniciativa inédita do Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo.

Toda a arquitetura do prédio e sua modelagem estratégica de atuação, já foram preparadas em 2018 para se adequar às novas exigências para os profissionais do mercado do trabalho. Recentemente a instituição criou o departamento “gerência do futuro”, onde em parceria com as equipes pedagógicas, novas metodologias foram implantadas no processo ensino-aprendizagem do aluno.

“Buscamos amparo em elementos destacados no Fórum Econômico Mundial, que ressalta as necessidades de atuação do profissional, que deve impactar não somente áreas técnicas, como áreas sociais. A pandemia só acelerou essa mega tendência da educação no mundo líquido. O mundo volátil, incerto e ambíguo revelou a tendência exponencial. Trata-se de uma educação cada vez mais personificada, baseada não apenas na memorização e volume de conteúdos, na maior parte das vezes insignificante para aquele que aprende. É uma educação cada vez mais focada no desenvolvimento de habilidades e de competências, objetivando o desenvolvimento do ser humano em sua integralidade e totalidade”, explica o professor André Ribeiro, que gerencia projetos estratégicos e de parcerias na instituição .

As antigas “unidades curriculares” ganharam outro nome. O conteúdo e a metodologia de aula também ganharam ovos formatos, pois, nesse novo modelo, o aluno é que conduz a aplicabilidade técnica do processo, e o professor ganha o novo nome de facilitador. Habilidades como resolução de problema, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, inteligência emocional são alguns dos elementos “curriculares” que permeiam as disciplinas.

“É um novo modelo de aprendizagem ativa que tem o protagonismo do aluno pela mediação do professor. Quando falamos em humano, os referimos à inserção do conceito de humanização, dos espaços de aprendizagem, da remodelação, da adaptação para tornar a unidade de ensino cada vez mais um espaço de construção humana”, explica Ribeiro .

Parceria com Wilde Onde Fundation e realidades tecnológicas

Para desenvolver as novas propostas da instituição, a Serra Dourada Lorena firmou uma parceria com a indiana Wilde One Fundations, instituição indiana referencia nos processo de educação disruptiva e integral. Com suporte da instituição, novas linhas de trabalho foram desenvolvidas com os professores da faculdade.

De acordo com o gerente do futuro, nessa nova tendência a todo instante o aluno é incentivado ao ensino “mão na massa” para modificar o contexto no qual ele esta inserido e a partir disso, desenvolver uma performance profissional diferente da maioria dos profissionais em desenvolvimento na atualidade.

Junto a isso, a Serra Dourada firmou parcerias com empresas da região, como a União Protetora dos Animais, já que possui em sua grade o curso de veterinária, com a NSA Logística e com outras instituições, que permitem a atuação in loco do aluno.

Das atividades do curso de biomedicina, foram criadas iniciativas para os profissionais da saúde com foco no apoio dos desafios contemporâneo do Vale, como os meetings para debater protocolos de pacientes e familiares contaminados pela Covid-19. Além desses, uma diversidade de cursos gratuitos sobre empreendedorismo e recolocação no mercado de trabalho na realidade pós-pandemia.

Para o professor, não há dúvidas que este modelo de educação empreendedora, criativa, e que promove o desenvolvimento da liderança, inteligência emocional intitulada softs skils, destacarão os profissionais que passarem pela Serra Dourada.

“Vivemos tempos que as novas tecnologias ganham ainda mais espaços. Quanto mais tecnológicos nós ficamos, mais clamamos esse processo de humanização”, afirma André Ribeiro.

GSA – A faculdade Serra Durada Lorena integra o Grupo Santo Antonio - GSA Educacional, que conta com mais duas unidades de ensino, localizadas em Altamira (PA) e Alis Itabirito (MG).

A unidade Serra Dourada de Lorena foi inaugurada em 2018, em parceria com o Centro Universitário Italo Brasileiro, e está localizada dentro do pátio do Eco Valle Shopping. A instituição busca oferecer uma proposta inovadora, com projeto acadêmico diferenciado e professores com vasta experiência no mercado de trabalho.

A unidade oferece 13 modalidades de cursos de graduação com preços que visam facilitar o acesso do estudante à universidade. Conta com propostas de bolsas diferenciadas e busca estar presente na formação do aluno, entre eles o curso de gastronomia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto