Incêndios no Pantanal ameaçam o refúgio de onças-pintadas, animal símbolo do Brasil
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Renato Santana
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Membros da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza afirmam que além do prejuízo ao ambiente, os incêndios impactam a economia local
Os incêndios que atingem o Pantanal continuam a colocar em risco a biodiversidade do bioma. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a quantidade de focos de incêndios registrados nos oito primeiros meses de 2020 equivale à quantidade total dos seis anos anteriores somados. No estado de Mato Grosso, o fogo já atingiu grande parte do Parque Estadual Encontro das Águas, o refúgio com a maior população mundial de onças-pintadas – animal símbolo do Brasil.
Além do prejuízo ao ambiente, os incêndios acabam impactando a economia local. Um estudo da Panthera – organização dedicada à conservação dessas espécies de felinos selvagens – estima que o turismo de observação de onças no Pantanal brasileiro representa um faturamento bruto anual de US$ 6,8 milhões às comunidades da região. Mesmo sem plano de manejo, o Parque Estadual Encontro das Águas recebeu em 2015 mais de 2,8 mil visitantes estrangeiros, segundo estudo publicado na revista científica Perspectives in Ecology and Conservation.
Para falar sobre a importância do Pantanal, as características de sua biodiversidade e os impactos ecológicos e econômicos dos incêndios que vêm devastando o bioma, colocamos à disposição os seguintes porta-vozes:
Felipe Dias: membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e diretor executivo do Instituto SOS Pantanal.
Neiva Guedes: membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), presidente do Instituto Arara Azul e professora da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).
Para falar sobre onças-pintadas:
Roberto Fusco: membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e coordenador científico do Programa de Monitoramento de Grandes Mamíferos Ameaçados na Grande Reserva Mata Atlântica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>