Logo
Imprimir esta página

Sesc São Paulo Lança Pesquisa Idosos No Brasil Ii – Autoimagem E Preconceito: Como Estamos Nos Relacionando Com O Idoso Hoje

Realizada entre janeiro e março de 2020, em âmbito nacional, iniciativa é pioneira e investiga componentes do imaginário social brasileiro acerca do que é ser idoso no Brasil.

50% dos entrevistados com mais de 60 anos afirmaram que “não se sentem idosos”.

Como as relações intergeracionais têm se apresentado a partir desse novo paradigma e maior expectativa de vida?

sescsp.org.br/tsi

O que é ser idoso hoje no Brasil? A Pesquisa Idosos no Brasil II tenta trazer algumas possíveis respostas em segunda edição, lançada dia 21 agosto de 2020 pelo Sesc São Paulo em parceria com a Fundação Perseu Abramo. A iniciativa, pioneira na área, apresenta uma série de dados sociodemográficos e investiga o imaginário social da população brasileira acerca da velhice.

A pesquisa consultou, entre 25 de janeiro e 2 de março de 2020, 4.144 pessoas, segmentadas em dois subgrupos: maiores de 60 anos e pessoas entre 16 e 59 anos. Quando questionados, apenas 40% dos entrevistados com mais de 60 anos afirmaram que “se sentem idosos”, enquanto 50% declara “não se sentir idoso”. 30% dos entrevistados afirmam que se chega a velhice “quando começa a depender dos outros física e emocionalmente” e 20% “quando começa a se sentir indisposto para as atividades”.

O fato é que a expectativa de vida no Brasil tem crescido exponencialmente ano a ano. Em 2006, quando a primeira edição da pesquisa foi lançada, a expectativa média era 72,26 anos. Hoje, segundo dados divulgados antes de a pandemia ser decretada, é de 75,46 anos, de acordo com o Banco Mundial.

Cerca de oito em cada dez brasileiros (84%), independentemente da idade, acha que existe preconceito em relação aos idosos. A percepção que os mais jovens têm da população idosa é majoritariamente negativa (75%). Entre as principais citações espontâneas, estão referências à “incapacidade”. Em contrapartida, 88% dos idosos se referem negativamente aos jovens. “Falta de responsabilidade” (56%), associação ao “uso de drogas” (25%), e “desrespeito aos idosos (19%)” são algumas das citações.

Neste sentido, a pesquisa aponta para o fenômeno da “intergeracionalidade”. Ou seja, essa relação entre gerações tão diferentes, mas que agora convivem não apenas no âmbito familiar, mas até mesmo dentro do ambiente de trabalho.

Além da autoimagem e preconceito, uso da internet, moradia, relações familiares e laços afetivos, sexualidade, percepção da morte e solidão ‒ com ênfase no período de isolamento social ‒, são algumas das temáticas abordadas na pesquisa.

SOBRE O TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS DO SESC SÃO PAULO

Ao longo de mais de meio século de presença no cenário sociocultural, pioneiro em São Paulo e em seguida nacionalmente, as ações voltadas aos idosos oferecem espaços de convívio, experimentação de linguagens artísticas, trabalho corporal e ações em diferentes campos da cultura, tendo na educação o dispositivo de transformação social.

Para dar visibilidade a esse grupo etário, dar conta da realidade presente e antecipar realidades futuras, é fundamental desenvolver estudos e sistematizar reflexões e práticas que possibilitem às propostas um diálogo contínuo com seu público prioritário – os velhos – mas, também, com pessoas de outras faixas etárias. Esta interlocução objetiva ampliar o foco de atuação e discussão sobre a velhice para o processo de envelhecimento.

SOBRE A FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Nomeada em homenagem ao jornalista Perseu Abramo, a Fundação Perseu Abramo é um think tank brasileiro, criado em 5 de maio de 1996 pelo Partido dos Trabalhadores para desenvolver projetos de caráter político-cultural. Desde sua fundação, a Perseu Abramo segue trabalhando no incentivo à reflexão política e ideológica, promoção de debates, estudos e pesquisas, com a abrangência e a pluralidade de opiniões presentes na realidade brasileira.

SOBRE O SESC SÃO PAULO

Com 73 anos de atuação no estado e 40 unidades operacionais, o Sesc São Paulo (Serviço Social do Comércio) desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto