Logo
Imprimir esta página

O "novo normal" para o cliente bancário

Thaís Cíntia Cárnio

Até o Plano Real domar os altíssimos índices inflacionários da economia nacional, os bancos cobravam tarifas baixíssimas ou mesmo isentavam seus clientes, afinal, a simples permanência dos recursos em conta corrente era suficiente para remunerá-los adequadamente por seus serviços.

Com a estabilização da inflação, essa metodologia não seria suficiente para manter os lucros das instituições financeiras. Desde então, os serviços bancários tornaram-se cada vez mais onerosos.

Contudo, há boas novas no horizonte dos clientes bancários: instituições como o Nubank, Banco Inter e mesmo bancos tradicionais como o Itaú anunciaram que adotarão o PIX, sistema de pagamento instantâneo e gratuito, para as transferências de recursos.

Os caros e limitados recursos utilizados até então - TED e DOC - estão fadados ao fim ou à isenção de tarifas. Isso porque essas modalidades apresentam limites de horários para sua utilização. Já o PIX está acessível sete dias por semana, 24 horas por dia.

Além disso, outra vantagem para os consumidores é a gratuidade para utilização dos meios de pagamentos das fintechs, incluindo cartões de crédito, emissão instantânea de boletos e afins.

De um lado, bancos tradicionais com tarifas tradicionais; de outro, fintechs e serviços isentos de tarifas. Em meio a ambos, potenciais clientes que optam entre solidez e inovação. Da maneira como a oferta de serviços tem se aperfeiçoado, as instituições financeiras devem ficar atentas ao "novo normal" dos consumidores: a busca por gratuidade, eficiência e segurança.

Nada melhor para os clientes do que a concorrência!

Thaís Cíntia Cárnio é Professora de Direito Empresarial e Mercado Financeiro da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto