Matérias-primas brasileiras passam por industrialização estrangeira
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Rodrigo Bernardino
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Commodities brasileiras voltam ao país com o selo de produto importado
O Brasil é um país mundialmente conhecido pela sua produção de commodities. Estas representam mais de 6% do PIB, além de 60% de todos os bens exportados. O país estabeleceu uma relação de dependência mútua com as commodities, uma vez que as oscilações de preço destas possuem efeitos diretos na economia.
O país vêm enfrentando crises econômicas e sociais há muitos anos. Vários estudos e análises já teorizaram e chegaram a conclusão de que a mudança de apenas uma palavra no destino das commodities poderia mudar o cenário: de mercado externo, para mercado interno.
Segundo o diretor de operações (COO) da GVM Solutions Brasil, Felipe Medeiros, as matérias-primas brasileiras exportadas, acabam achando seu caminho de volta para o país. “A questão é que grande parte do que exportamos, volta para o país de forma industrializada e com o selo de produto importado e caro. Um exemplo clássico desse fenômeno é a exportação de laranja para o Reino Unido. 80% do Suco de laranja consumido pelos Britânicos, vem do Brasil. Estes, industrializam a matéria-prima brasileira, colocam um rótulo em inglês e nós importamos o produto.”
O que se discute é o fato de que, ao haver matéria primas do Brasil industrializadas em outros países, o consumidor brasileiro acaba pagando um valor maior por uma quantidade menor, quando poderia adquirir produtos mais baratos e com maior quantidade. O cálculo feito resulta em uma perda de valor no produto, mesmo com a adição de custos como da própria industrialização e os impostos.
O executivo ainda ressalta os impactos causadas em um cenário de possível mudança de mentalidade. “Se houvesse um equilíbrio maior entre o que vai para o mercado externo e o que vem para o mercado interno, além de trazer mais investimentos ao país, geração de empregos e receitas Estaduais e Municipais, os preços destes produtos, produzidos deste a origem aqui, seriam expressivamente menores para o consumidor final.”, finaliza.
Sobre Felipe Medeiros
Empresário e COO da GVM Solutions Brasil. Atua também como Coordenador da COMJOVEM Curitiba e Delegado de PA da Transpocred
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>