SEGS Portal Nacional

Demais

Isolamento social reacende a importância de passear pela cidade

  • Terça, 18 Agosto 2020 10:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MCK Comunicação Integrada
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

No novo urbanismo os bairros devem oferecer a prática de atividades como caminhadas e pedaladas com qualidade e segurança

Cidade Pedra Branca (Palhoça/SC)

Um bairro em que a prioridade é dada aos ciclistas e pedestres. Calçadas largas, ciclovias, trajeto seguro e atraente. Essa é a receita básica para promover a caminhabilidade nas cidades.

“Se as ruas de uma cidade parecem interessantes, a cidade parecerá interessante. Se as ruas parecem monótonas a cidade parecerá monótona’’, já dizia a urbanista e ativista social Jane Jacobs autora do livro ‘’Morte e vida das grandes cidades’’, escrito por ela em 1961.

Este princípio foi uma das bases do planejamento da Cidade Criativa Pedra Branca, que tem a promoção da caminhabilidade como premissa. O bairro planejado, localizado em Palhoça, na Grande Florianópolis, apresenta centralidade compacta e usos mistos, permitindo morar, trabalhar, estudar e se divertir no mesmo lugar - “ao alcance de uma caminhada”, como define a arquiteta e urbanista Silvia Lenzi, referência em planejamento urbano em Santa Catarina e uma das autoras do plano diretor da Cidade Pedra Branca.

Uma das principais características das cidades inteligentes é o incentivo à caminhabilidade e mobilidade ativa. É primordial priorizar o pedestre proporcionado infraestrutura completa e acessível com o intuito de facilitar a locomoção e promover maior qualidade de vida às pessoas. Outro aspecto importante é amenizar os impactos ambientais, sociais e econômicos da poluição do ar ocasionada pelo uso excessivo dos automóveis.

“O conceito de ‘Cidade para Pessoas’ sempre esteve muito forte em nossa estratégia. Entendemos como é importante ter uma praça, um banco e espaços de convivência”, afirma Marcelo Gomes, presidente da Cidade Pedra Branca. Daí a decisão pela diversidade de usos, com imóveis residenciais e comerciais, oferecendo um variado mix de produtos e de serviços para compras e lazer, estimulando a vida urbana durante o dia e a noite, e investindo em uma infraestrutura de segurança. Criado há 20 anos, atualmente o bairro concentra uma população de 12 mil moradores, 8 mil trabalhadores e 7 mil estudantes.

Prioridade ao pedestre e ao ciclista

No processo de planejamento, alguns questionamentos nortearam as decisões. “Como os pedestres e os ciclistas irão circular por aqui? Qual será a velocidade dos carros? O que é, afinal, uma cidade para caminhar?”, conta o empresário. Essas reflexões foram feitas pelos empreendedores a partir da leitura do livro “Cidade para Pessoas”, do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, referência mundial no tema, e que se tornou consultor da Cidade Pedra Branca, assim como os escritórios Jaime Lerner Arquitetos Associados e Keystone, especializado na criação de centralidades de bairro a partir dos preceitos do Novo Urbanismo.

A edição brasileira do livro de Jan Gehl veio a ser patrocinada pela Pedra Branca em 2013 – ano em que o bairro-cidade inaugurou o Passeio Pedra Branca – a rua central do bairro. Considerado o “shopping a céu aberto” da região, o Passeio Pedra Branca reúne lojas, bares e restaurantes em um espaço público atraente, confortável e seguro. Apresenta calçadas de oito metros de largura, cabeamento subterrâneo, farto mobiliário urbano e abundante e diversificada vegetação. Com 250 metros de extensão, liga ao campus da Unisul a uma praça central, circundada por prédios residenciais, lojas e edifícios corporativos, além de um supermercado.

Uma das principais inovações foi a implantação do conceito de rua compartilhada – a primeira do país – com calçadas sem meio-fio, no mesmo nível da via, facilitando a mobilidade urbana e, principalmente, exigindo a redução da velocidade dos carros, que não pode ultrapassar os 10 km/h. A prioridade, afinal, é dos pedestres. A rua, assim, deixa de ser um local de passagem e passa a ser um destino para o convívio e, também, para caminhadas e passeios de bicicleta. A rua é integrada à rede de ciclovias do bairro, que hoje totaliza 15 quilômetros de extensão total.

A Cidade Pedra Branca conta com a chancela do conselho nacional de prédios verdes (GBC Brasil). A partir do seu planejamento, em 2025 o empreendimento deverá comportar 30 mil habitantes em uma área de 1,7 milhão de metros quadrados e gerar, aproximadamente, 15 mil empregos.

O Plano Diretor da Cidade Pedra Branca foi desenvolvido por alguns dos maiores escritórios de arquitetura de Santa Catarina sob a consultoria de especialistas de renome internacional, como Jaime Lerner Arquitetura e Urbanismo, Keystone e Gehl Architects. De caráter inovador, a iniciativa rendeu premiações e reconhecimento internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version