SEGS Portal Nacional

Demais

Entenda a importância dos minerais para a construção civil

  • Quinta, 13 Agosto 2020 11:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O nosso país possui formações rochosas muito antigas, o que garante uma grande variedade e quantidade de minerais. Estes recursos são empregados de diversas formas em nosso cotidiano – confecção de utensílios domésticos e médicos, formulação de remédios, fabricação de eletrodomésticos e automóveis, composição de pilhas e baterias e dentre outros – e tem grande influência sobre o desenvolvimento da economia brasileira. No entanto, os minerais se destacam, principalmente, por possibilitar a elaboração de materiais que são indispensáveis para a Construção Civil.

Extraídos da natureza ou obtidos por meio de processos industriais físicos ou químicos, os produtos provenientes da mineração e voltados para a construção civil podem servir de matérias-primas tanto para a elaboração da parte elétrica quanto para a criação das estruturas de uma obra. De acordo com o diretor-presidente do Grupo MBL, Edson Fonseca, os minerais metálicos representam cerca de 4% do território brasileiro e são responsáveis pela produção de metais puros como o ferro, alumínio e cobre. "Eles são essenciais para a produção de vigas, encanamentos, parafusos, pregos, ferragens, esquadrias, fios elétricos, vergalhões e dentre outros. Além de estarem presentes em portas, janelas e portões", aponta.

Já os minerais não metálicos como o granito, calcário, basalto, gnaisse, quartzo, mármore, ardósia e vários outros, dão origem aos intitulados agregados da construção civil. "Derivados de materiais rochosos diversos, consolidados ou granulares, resultantes de fragmentação natural ou industrial, os agregados são representados, principalmente, pela brita, cascalho e areia e são alguns dos produtos mais consumidos no mundo. Estes minerais podem ser utilizados de forma bruta, apenas com o beneficiamento nas minas, ou industrializados, como é o caso do calcário e da argila, que são usados na fabricação do cimento, pisos cerâmicos, gesso, tijolos, vidro, telhas, tinta e etc", explica.

Segundo Edson Fonseca, todos os minerais, sejam eles metálicos ou não metálicos são essenciais para o desenvolvimento urbano e criação de novas tecnologias. "Eles possibilitam a realização de obras de infraestrutura, a construção de edificações residenciais, comerciais e industriais, a estruturação de habitações populares e edifícios públicos, e a pavimentação e manutenção de ruas, estradas e rodovias. É inegável que os minerais constituem a base para a evolução de uma sociedade e é justamente por isso que devemos valorizar a atividade minerária em nosso país. Ela não só promove o avanço social por aqui, como também o econômico, sendo responsável por 50% do saldo comercial brasileiro identificado no 1º semestre deste ano", ressalta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 17, 2026 Demais

Propriedade como fonte de renda amplia necessidade de…

Abr 17, 2026 Demais

Com crescimento de +61% na marca Cuide-se Bem em 2025,…

Abr 17, 2026 Demais

Warner Bros. Discovery celebra o Superman Day com…

Abr 17, 2026 Demais

Dia do churrasco: descubra quais são os estilos de…

Abr 17, 2026 Demais

OMO Lavanderia acelera estratégia digital com novo…

Abr 15, 2026 Demais

Paisagismo estratégico: soluções naturais para…

Abr 15, 2026 Demais

O poder coletivo da alimentação: dividir a mesa se…

Abr 15, 2026 Demais

Por que viajantes são barrados na imigração mesmo com…

Abr 15, 2026 Demais

Urbanização descontrolada causa invasão de…

Abr 15, 2026 Demais

Do mar à cidade: como levar o beachwear do verão para o…

Abr 15, 2026 Demais

Por que estamos tão esgotados?

Abr 15, 2026 Demais

Evento no Butantã Shopping destaca o papel dos cães de…

Abr 15, 2026 Demais

Inteligência artificial assume decisões operacionais e…

Abr 14, 2026 Demais

Prática de exercícios ainda é desafio para brasileiros;…

Abr 14, 2026 Demais

Engenheiros, o Brasil precisa de vocês

Abr 14, 2026 Demais

De filho único a irmão mais velho: como ajudar seu…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version