SEGS Portal Nacional

Demais

Receita Federal e a evolução por meios digitais

  • Quarta, 12 Agosto 2020 11:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Bispo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A utilização de plataformas online para a disseminação de novos conteúdos vem revolucionando o cenário atual, sendo que órgãos conceituados também estão se apoiando na internet para se comunicarem, como é o caso do canal da Receita Federal no Youtube

*Por Fernanda Porto

A nova perspectiva de Comunicação Global, principalmente em meio ao momento vivido atualmente, o qual enfrenta-se a pandemia do novo coronavírus, ocasiona uma considerável mudança na forma das relações. Tais mudanças foram sentidas não apenas nas relações pessoais, mas impactaram diretamente em diferentes âmbitos, como o comercial e corporativo.

Nesse sentido, acompanha-se então a percepção das organizações sobre essa nova forma, e a Receita Federal do Brasil, RFB, como uma organização pública, vem usufruindo dos canais online para divulgação de informações importantes, como foi o caso do uso de seu canal na plataforma Youtube. Para se ter uma ideia, a RFB promoveu um Webinar, apresentado pelo subsecretario-geral da Receita e demais colaboradores, fundamental para o entendimento do tempo de importação, com base no levantamento intitulado TRS – Time Release Study.

Uma análise sobre o Time Release Study e outros canais

O TRS, ou Estudo Tempos – Importação, trouxe não apenas informações sólidas a respeito da liberação e cadeia logística, bem como diversas outras fontes de consultas e temas interessantes a se explorar. Entretanto, o que ficou claro no posicionamento de todos os envolvidos no Webinar realizado pela RFB, abrangendo figuras do setor público e privado, foi que, além de apontar fatores sensíveis para melhoria de performance no desembaraço aduaneiro de Importação, ações e soluções já estão em andamento, colaborando para novas perspectivas do Brasil no cenário de Importação.

Entre os temas citados, chamo atenção para um outro canal interessante de acompanhamento, o Fórum Consultivo OEA, disponível no site da Receita Federal. Nele, é possível acompanhar informações e dados sobre ações inerentes a demandas apresentadas pelos operadores certificados como OEA (Operador Econômico Autorizado) ou por envolvidos relativos ao programa OEA. Também foi citado o CCT – Modal Aéreo, sistema informatizado para interação entre os transportadores, agentes de carga e recintos aduaneiros no portal do Siscomex, disponível em sua primeira versão para teste em ambiente de treinamento em abril de 2020.

Ademais, o tema final de atenção e tão mais importante foi o PCCE (Pagamento Centralizado de Comércio Exterior), o qual já é possível, por parte do Importador, efetuar procedimento de liberação de aduana por meio de um único canal. Por outro lado, como desejo idealizador da Secretaria da Receita Federal, se tornar o único canal de pagamentos de taxas e tributos, federais e estaduais, permitindo o fortalecimento e a possibilidade de redução e otimização nos tempos de importação ou até mesmo desvinculando os pagamentos dos impostos da parte logística.

A conclusão em um mundo globalizado

Considerando os resultados analisados, é possível assimilar novas perspectivas para o futuro da importação? Vale lembrar que a transformação digital vem mostrando sua importância e impactos no Comércio Exterior, e um ponto que comprova essa afirmação é a nova forma da Receita Federal de se comunicar com os profissionais da área.

É necessário entender que as plataformas digitais, principalmente as redes sociais, já são realidade para grande parte da população. No Brasil, 66% da população utiliza esses meios, de acordo com o Digital in 2019. Aliás, a tendência é que este número aumente e, por isso, a comunicação da Receita Federal por meio do Youtube vem se mostrando cada vez mais necessária e fundamental.

É possível acreditar que a mesma RFB dos anos de 2010 consiga com base em estudos e aplicações únicas incluir o Brasil em um novo cenário otimista da cadeia de importação? Se esta resposta for “talvez”, ao menos teremos uma forma mais acessível e rápida de analisar e acompanhar esta evolução.

Atualmente, quem não se faz uso de um bom canal no Youtube para se atualizar? A evolução por meio do ambiente online vem revolucionando diversos segmentos. Sua empresa está acompanhando essas transformações?

*Fernanda Porto é Consultora Funcional na eCOMEX-NSI.

Sobre a eCOMEX

Fundada em 1986, a NSI, agora eCOMEX, desenvolve aplicativos para otimização da gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior. A companhia é integrante do Grupo Cassis, que conta com mais de 250 colaboradores e 3 mil clientes em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version