Logo
Imprimir esta página

Abralimp alerta para os cuidados com o álcool em gel dentro do veículo

Abralimp alerta para os cuidados com o álcool em gel dentro do veículo

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional recomenda aos motoristas levarem o item consigo para evitar riscos

Com a pandemia do novo coronavírus, uma das principais recomendações do Ministério da Saúde para evitar a contaminação é higienizar as mãos com frequência, seja com água e sabão ou com álcool em gel 70%. Neste contexto, como uma maneira eficiente e prática de higienizar as mãos, a população tem levado álcool em gel para todo e qualquer lugar. Mas há riscos em deixar esse item dentro do carro?

O químico Miguel Sinkunas, membro do Conselho da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), e Thiago Lopes, conselheiro técnico da Abralimp, confirmam que sim. Eles recomendam, inclusive, não deixar nenhum produto químico, líquido ou pressurizado dentro de automóveis. No caso específico do álcool em gel, por ser um produto inflamável, há o risco de causar um incêndio.

Dependendo da situação e da estação do ano a temperatura interna de automóvel estacionado pode facilmente passar de 50oC. E as altas temperaturas podem causar problemas como: acelerar a degradação de produtos, danificar embalagens e, no caso do álcool em gel, pode causar a emissão de vapores, o que, no mínimo, estragará o produto, podendo oferecer situações de risco de incêndio devido à inflamabilidade deste vapor.

“Mesmo que seja por pouco tempo, por segurança, nunca o deixe no carro. Leve o álcool em gel sempre consigo”, afirma Sinkunas. Ele explica que a área interna do automóvel é aquecida por raios infravermelhos produzidos pela luz solar. Estes entram no veículo através dos vidros, que impedem a saída dos raios, fazendo com que mesmo em temperaturas amenas como 20oC, a temperatura interna do automóvel chegue a 50oC.

“O ideal seria a pessoa sempre tirar o recipiente do carro e optar por frascos de bolso, por possuir uma menor quantidade de produto e, por isso, ter menor risco de produção de vapores inflamáveis”, aponta Lopes.

Orientações sobre o uso de álcool em gel

1 - O álcool em gel não é o produto mais adequado à limpeza e/ou desinfecção de superfícies. Restrinja seu uso às mãos.

2 - Ao utilizá-lo e logo após, pelo menos por um minuto, cuidado com fontes de chama ou faísca.

3 - O álcool gel, ou qualquer outra variação, deve ser utilizado em situações sem acesso à água e sabão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto