SEGS Portal Nacional

Demais

Livance aposta no conceito de “infraestrutura como serviço” para reduzir custos fixos de quem atende em consultórios

  • Segunda, 10 Agosto 2020 11:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gefferson Eusebio
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A startup, que usa tecnologia para conectar profissionais de saúde, pacientes e salas de alto padrão, acaba de ser investida pela Astella

Uma das maiores dores de todo empreendedor são os custos fixos. A boa notícia é que eles podem estar com os dias contados, especialmente para os profissionais de saúde que atendem em consultórios. A Livance desenvolveu uma solução de Infrastructure as a Service (IaaS) – Infraestrutura como Serviço –, que se apresenta como uma alternativa aos custos fixos dos consultórios tradicionais. A startup acaba de ser investida pelo fundo de venture capital Astella.

À primeira vista, o que a Livance oferece para médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos é uma rede com cinco unidades que oferecem consultórios de alto padrão – sendo quatro em bairros nobres da capital paulista e uma em Campinas. O pulo do gato, porém, está na tecnologia e no modelo de negócio, que proporcionam uma nova forma de usar os consultórios.

“O modelo é pay-per-use, ou seja, só se paga pelo tempo efetivamente usado”, explica Claudio Mifano, sócio e CEO da Livance. O valor é de até R$ 1 por minuto durante os horários de consulta com seus pacientes, mais R$236 de assinatura mensal. Esta última inclui serviços digitais para os profissionais fazerem a gestão das consultas via site ou aplicativo da Livance. “É lá que reservam as salas, recebem notificações do sistema e também pagamentos dos pacientes nas modalidades crédito ou débito.”

O pacote ainda prevê um website com URL personalizada e sistema de agendamento de consultas, bem como números de telefone e Whatsapp para atendimento exclusivo pelas secretárias da Livance.

“Além de simplificar a rotina dos médicos e demais profissionais, a solução transforma os custos fixos de um consultório com modelo tradicional – por exemplo, aluguel, secretária, limpeza, seguros e manutenção – em custos variáveis. A plataforma facilita também a análise da rentabilidade dos atendimentos”, afirma o CEO da startup.

Outra vantagem que ele destaca é atender em diversos endereços, sem custos extras. “A possibilidade de atender em qualquer uma das nossas unidades expande o alcance geográfico do profissional e ainda acelera a construção da carteira de pacientes a partir do networking que naturalmente acontece nos coworkings implantados nas unidades, instalados em uma área separada das salas de atendimento.”

A Livance conta atualmente com 1.100 profissionais na base de clientes e 40 especialidades médicas e da área da saúde. Mais de 40% já atendem em, pelo menos, duas unidades.

Tecnologia e rodada de investimento

Para orquestrar o agendamento das salas, otimizar a ocupação e garantir que o atendimento aos pacientes aconteça em perfeita sintonia, a startup desenvolveu a sua própria plataforma, pensada sob medida para cada etapa do processo.

Por exemplo, os totens nas recepções das unidades funcionam como verdadeiras recepcionistas virtuais, avisando o médico da chegada do paciente. Na porta do consultório, um tablet indica o nome e a foto do profissional que fará a próxima consulta, e a partir do momento em que iniciar os atendimentos começam a contar os minutos de uso da sala.

O efeito de rede foi um dos atributos que chamou a atenção da Astella, que recém-liderou uma rodada de investimento seed junto à startup. “Na Livance, identificamos dois efeitos de rede: o efeito de dados, que acontece quando o valor do produto e da companhia cresce a cada nova utilização através do acúmulo de informações que irá se traduzir em um produto cada vez melhor para os clientes e em uma empresa cada vez mais eficiente, e o efeito físico da própria capilaridade da rede que abre novas possibilidades de atendimento para os profissionais de saúde.o efeito de dados, que consiste em fazer o sistema aprender um pouco mais a cada novo atendimento, o que torna a empresa mais valiosa e mais eficiente”, afirma Daniel Chalfon, sócio da Astella.

Na prática, isso ajuda a maximizar o uso do metro quadrado e analisar o padrão de cada profissional e especialidade para entender eventuais atrasos ou necessidade de consultas que precisam se estender. O sistema também gera inteligência para aprimorar a operação, promover alterações físicas na infraestrutura e, até mesmo, construir mais unidades.

Com o investimento recebido da Astella, a Livance agora direciona seus esforços para melhorias e evoluções na plataforma e reforço nos times de vendas e produto.

Trajetória de aprendizados

Dado a crescente demanda – no mês de junho, o número de novos médicos no sistema bateu recorde – A startup deve inaugurar outras duas unidades até o final do ano.

A migração de profissionais de saúde para o modelo da Livance já vinha acontecendo de forma consistente, o que se acirrou com a crise provocada pela pandemia de Covid-19. “A crise tem feito muitas pessoas repensarem seus negócios, e o profissional de saúde não é exceção. A oferta da Livance é única no mercado e possibilita uma nova maneira de trabalhar no setor de saúde. Montar o consultório virou coisa do passado. O que a Livance traz é um novo modelo de negócio, que veio para ficar”, garante Chalfon, da Astella.

Antes da fundação da startup, em 2017, o modelo e o projeto-piloto da plataforma rodaram durante um ano no consultório do oftalmologista Fabio Soccol, que é um dos fundadores da Livance e COO.

Durante os estudos na Universidade de Stanford, os outros dois sócios – Gustavo Machado, engenheiro e CPO, e Claudio Mifano, administrador de empresas e CEO – também conduziram entrevistas com 150 profissionais de saúde para entender suas principais dores e possíveis soluções tecnológicas.

Em 2019, a startup triplicou o faturamento. Neste ano, a expectativa é manter o mesmo ritmo de crescimento.

Sobre a Livance

A Livance, com sede em São Paulo (SP), conta com 56 colaboradores, 1.100 profissionais de saúde na base de clientes, 40 especialidades médicas e cinco unidades. Estas se distribuem entre a capital paulista – nos bairros de Higienópolis, Vila Mariana, Itaim e Vila Olímpia – e Campinas. Duas novas unidades devem ser inauguradas ainda em 2020.

No centro das operações, está a plataforma especialmente desenvolvida pela startup para oferecer a solução de Infrastructure as a Service (IaaS) – Infraestrutura como Serviço – e orquestrar o serviço pay-per-use – pagamento pelo uso – dos consultórios médicos.

Sobre a Astella:

A ASTELLA é uma gestora de investimentos em Venture Capital brasileira com foco em empresas nos estágios “Seed” e Série A.

Fundada em 2008, a ASTELLA investe em empreendedores talentosos e ousados, movidos por um propósito e que usam a tecnologia para criar novos negócios, soluções e categorias de mercado que estão mudando o futuro do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version