SEGS Portal Nacional

Demais

Pandemia evidencia vantagens da compra local e qualidade dos produtos nacionais para cadeia de Telecom

  • Quarta, 05 Agosto 2020 09:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicare Agência
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Itens estão à disposição em todo país por meio dos distribuidores com preço melhor e garantia "made in Brazil"

A pandemia do novo Coronavírus está provocando um grande abalo nas atividades econômicas mundiais e, em consequência disso, muitas empresas brasileiras estão sofrendo com a diminuição nas vendas. Para que os danos sejam minimizados e o Brasil retome a economia, é preciso que os consumidores estejam cientes de que comprar um produto nacional é colaborar com recuperação do seu próprio país. E isso vale para todos os setores, inclusive o de Telecom. De acordo com Anderson Ropelatto, do setor de comercio exterior da Fibracem, há sete razões para acreditar que a compra local de produtos é mais benéfica ao Brasil do que a importação.

Vantagens

Ao comprar do mercado interno, a condição de pagamento pode ser negociada com os fornecedores (1) para se ajustarem ao atual fluxo de caixa do comprador, em menores quantidades de acordo com a demanda de uso, suporte técnico, garantia e produtos já adaptados ao público brasileiro.

Além disso, é importante verificar se os produtos são homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) (2), o que confere segurança e garantia de durabilidade, devido aos rígidos testes que os produtos são submetidos.

Os provedores, instaladores, e até mesmo distribuidores de produtos de Telecom que compram produtos nacionais dispensam a necessária e complexa regularização de importações na Receita Federal (3). Ropelatto explica que, após a empresa ser aprovada para importar produtos, é preciso encontrar parceiros confiáveis no exterior, e isso demanda tempo, sendo recomendável visitas nas instalações para conhecer o processo produtivo dos parceiros.

Por fim, é preciso destacar a vantagem de estar no Brasil. A compra de produtos nacionais elimina o risco de esperar pelas cargas por mais tempo que o necessário (4), nem acompanhar a variação cambial (5), possibilitando ganhos operacionais (6) com controle de estoques e fluxo de caixa facilitados.

E compras locais contam com a eficiente legislação brasileira de trocas e reembolso (7), o Código de Defesa do Consumidor, e órgãos como o Procon para as relações entre consumidores e fornecedores.

Risco do importado

Sebastião Rezende, gerente técnico e comercial da Fibracem, avisa que quando um produto importado precisa de homologação da Anatel, sob risco de retenção, exige alguns processos que precisam ser realizados para a mercadoria chegar no Brasil. "É preciso lembrar que tem toda a parte da logística internacional e a nacionalização, são diversas situações e possibilidades que podem ocorrer em todo o trâmite de importação das matérias primas ou itens acabados", adverte.

Vale ainda o alerta para fabricantes que fazem cópias dos produtos brasileiros para ganhar o mercado local. Em alguns casos, até mesmo criam a ilusão de que é o mesmo produto, com a mesma qualidade, quando na verdade se trata de um produto cuja qualidade e suporte não tem nenhuma garantia do fornecedor, e se trata ainda de uma infração ao Sistema de Madri para Registro Internacional de Marcas, o qual está o Brasil prestes a se tornar membro.

Distribuidores

Ao comprar de um distribuidor nacional há um aumento da disponibilidade do produto, de acordo com Rezende. A Fibracem, referência no segmento de comunicação óptica, por exemplo, atua com Provedores de Internet (ISP) que direcionam o produto para a instalação assim que é comprado. Além disso, a empresa garante que os consumidores não são afetados pelo câmbio, pois possui estoque de insumos importados ou dolarizados, afirmam os especialistas.

Fibracem

Referência no segmento de comunicação óptica, a Fibracem tem um portfólio que reúne diversas soluções de infraestrutura para redes ópticas. A empresa acompanha as demandas do mercado de tecnologia de transmissão de dados e desenvolve produtos de qualidade que facilitam os sistemas de telecomunicações, reduzindo distâncias por meio de tecnologia e inovação. Localizada em Pinhais, cidade na Região Metropolitana de Curitiba, comercializa produtos para o Brasil e América Latina há quase 30 anos. Com capital 100% nacional, além da sede no Paraná, possui centro de distribuição em Linhares/ES.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version