SEGS Portal Nacional

Demais

ABA lança pesquisa sobre impacto da pandemia de Covid-19 nas estratégias de comunicação das marcas

  • Segunda, 27 Julho 2020 10:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Cavallini
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O estudo foi realizado em conjunto com as Associações Nacionais de Anunciantes da América Latina e apresenta os principais impactos do novo coronavírus neste setor

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), promoveu, em conjunto com as demais Associações Nacionais de Anunciantes da América Latina filiadas à World Federation of Advertisers (WFA), uma pesquisa sobre "A resposta das marcas à pandemia de Covid-19", trazendo um panorama de como a pandemia do novo coronavírus tem impactado as estratégias de comunicação e mídia de empresas de diferentes segmentos.

Ele traz um panorama geral dos ajustes de estratégia, de comunicação e de mídia das marcas em decorrência do cenário de Covid-19. Foram coletadas informações de 100 empresas distribuídas em países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai. As organizações respondentes eram de diferentes setores de atuação, como alimentos e bebidas, cosméticos e higiene pessoal, produtos de cuidado com a casa, automóveis, eletrônicos, serviços de telecomunicação, seguros, entre outros.

"A participação da ABA neste estudo é mais uma iniciativa da Entidade em promover informações e ferramentas relevantes aos nossos associados, com o objetivo de desenvolver o mercado, os aprendizados e o compartilhamento de tendências", destaca Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA.

Principais resultados

A pesquisa aponta diversos indicadores dentro do ecossistema de comunicação das diferentes empresas que participaram. Dentre os destaques, 59% dos respondentes acreditam que a crise acelerou a transformação digital da organização e 41% pensa que este momento é uma oportunidade para repensar tudo em termos de marketing. Além disso, metade deles acham essencial que as marcas não percam a visibilidade em momentos difíceis como esses.

Dentro deste contexto, 84% das empresas afirmaram já ter lançado campanhas em resposta à pandemia e 51% contam que desenvolveram projetos curtos justamente para isso. Ao mesmo tempo, 89% informaram que tiveram de adiar campanhas de marketing por conta do coronavírus e 40% delas desenvolveram estratégias de longo prazo e pós-crise.

Em relação aos orçamentos gerais de mídia e marketing para o ano de 2020, em comparação com 2019, 33% acredita que sofrerá um impacto de 21 a 40% de queda em suas verbas, 7% não prevê alterações e apenas 2% acha que haverá crescimento de mais de 20%. Com o recorte do segundo semestre, em comparação com o que já havia sido planejado, 50% prevê quedas entre 11 e 40%.

Outra questão levantada pela pesquisa foi a previsão sobre o impacto da crise nas vendas das organizações ainda no restante de 2020. Das empresas, 44% prevê perda sustentada de rotatividade de 0 a 15%; 32% acredita que sofrerá perdas de 16 a 50% no faturamento e 12% acredita no crescimento do faturamento por meio do aumento da demanda (comércio eletrônico, por exemplo).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version