SEGS Portal Nacional

Demais

De pontes a roupas: como a Authen aplica design thinking e engenharia avançada para melhorar performance de corredoras

  • Segunda, 20 Julho 2020 10:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcella Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Fundador da marca brasileira, o engenheiro americano Christopher Spikes trouxe o setor de technical activewear para país ao desenvolver uma marca com propósito

A Authen, primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, nasceu da união entre a engenharia americana e alma da mulher brasileira. Dessa forma, o engenheiro Christopher Spikes, fundador e CEO da marca, ao lado de Vanessa Kotters, Diretora de Produtos da Authen, estudou como desenvolver uma linha de roupas para corrida de rua que tivesse a modelagem das brasileiras.

Com o propósito de aprimorar o desempenho das corredoras a inovação da marca se dá por meio da junção de tecidos tecnológicos - que oferecem, por exemplo, alta compressão e prevenção à flacidez dos seios - e a aplicação da metodologia do design thinking em cada produto. Para o design thinking ser aplicado no desenvolvimento das roupas esportivas, o processo de elaboração adotado pela marca é pensado a partir do mapeamento das necessidades das corredoras, para então passar para a criação de soluções que a nova peça trará. Dessa forma, todo produto da Authen possui um propósito e passa por três etapas de elaboração: imersão, criação e a fase de testes.

Por meio de um exercício de empatia e definição, a primeira etapa é uma imersão para identificar as necessidades das corredoras. "A Authen não cria nada do zero, o que fazemos é traduzir a necessidade das corredoras em produto", afirma Vanessa. Para conseguir se colocar no lugar das corredoras e entender quais produtos precisam ser desenvolvidos, a Authen conta com um time de esportistas - são mais de 30 corredoras amadoras e profissionais - que opinam e falam das suas dores e o que buscam para melhorar seu desempenho no esporte.

Além disso, o trabalho de mapeamento se estende para o campo dos consumidores. Por meio dos 400 lojistas parceiros a marca entende o que está sendo mais consumido e o que está faltando no mercado. Ainda, a Authen está presente nos maiores eventos de corrida do Brasil, montando pop-up stores e conversando diretamente com mais de 100 mil corredoras. Por fim, o relacionamento com o cliente é de extrema importância, qualquer sugestão - seja um feedback negativo ou positivo por meio do SAC ou das redes sociais - logo é atendida, estudada e trabalhada pelo time de produto da marca. "Levamos todos os feedbacks muito a sério, pois cada um é a semente de uma dor que podemos resolver", comenta Spikes.

A segunda etapa é o momento de colocar em prática o que foi observado e transformar as dificuldades, dores e desejos das corredoras em um novo produto. Para isso, a Authen cria um protótipo com o layout e a modelagem específica para o corpo das brasileiras, colocando em prática seus diferenciais tecnológicos e conhecimentos da engenharia americana. Após desenvolvido, o produto passa para a fase de testes, na qual o time de esportistas da Authen prova e aprova o produto, não só quanto ao aspecto visual, como também na prática efetiva de corrida. Para Spikes, um dos segredos da Authen é testar: "Impossível ser uma marca de performance sem essa etapa. Testamos rigorosamente nossos produtos até chegar às consumidoras. com o comprometimento de entregar o que prometemos".

Esse processo é demorado por possuir longas etapas de experimentação e feedbacks, por isso, uma peça pode demorar até 13 meses para ser concluída e disponibilizada para vendas, como é o caso do Top Preserve, que será lançado em agosto. A bermuda mais vendida da Authen, a Grit, que já está em sua oitava versão, passando por ajustes conforme as sugestões e buscando sempre o aprimoramento a partir das impressões do público. Isso demonstra que a marca continua buscando a melhor versão de seus equipamentos.

Outro exemplo do uso de design thinking é o Top esportivo Signature Power, essencial para seus treinos diários de quilometragem base, entre 10km e 21km. "Mulheres com seios grandes, muitas vezes, usam dois tops para correr. Isso não só pode gerar flacidez nos seios e lesões, como diminui a performance durante a corrida", explica Vanessa. Pensando nisso, eles criaram esse top duplo, que mistura o top reto com o nadador, dando firmeza ao ter quatro pontos de apoio e distribuindo o peso de forma correta ao ombros. Assim esse sistema Firmness Control® junto a uma compressão extra, faz com que a corredora deixe de sentir os incômodos provocados pelo balanço dos seios durante as corridas.

Exemplo mais recente do design thinking, é o Top Valorize, produto que pertence à linha Women's Needs, desenvolvida para as necessidades do corpo feminino, nesse caso foi pensado para corredoras com seios pequenos. Por contar com um bojo bolha sport, diferenciando-o dos tops comuns, ele se adequa perfeitamente aos seios menores, preenchendo a base do top e valorizando-os. Neste top, os seios não ficam soltos enquanto você corre, problema comum mapeado entre as esportistas, já que elas só tinham duas opções: um top de compressão que achata os seios ou um top com bojo grande em que deixa os seios sem segurança. Para uma adaptação ainda maior ao corpo, as alças são ajustáveis, podendo escolher entre costas retas ou cruzadas.

Sobre a Authen:

Criada em 2015 pelo norte-americano Christopher Spikes, a Authen é a primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de roupas de performance acessível para corredoras brasileiras, tornando a marca referência em inovação no seu setor. Ao unir engenharia americana, design thinking e a alma da mulher brasileira, a marca desenvolve produtos que atendem as necessidades das brasileiras, sejam iniciantes ou profissionais. Além de oferecer uma ampla diversidade de medidas, a Authen desenvolve linhas específicas como a Woman’s Needs e o Ciclo da Maratonista, em que cada produto cumpre um propósito, seja evitar desgaste e lesões ou dar sustentação e segurança, entre outras funções. Acesse http://www.authen.com.br/ e saiba mais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version