Internet no Quênia: balões substituem antenas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Instituto Presbiteriano Mackenzie
- SEGS.com.br - Categoria: Demais
Vivaldo José Breternitz
Acaba de entrar em operação comercial no Quênia, o primeiro serviço de internet que utiliza balões ao invés de estações rádio base (antenas).
O serviço é fornecido pela Loon, subsidiária da Alphabet, empresa-mãe do Google, em parceria com a empresa Telkom Kenya, a maior operadora de telecomunicações do Quênia. A tecnologia já havia sido usada para atendimento de urgência a 250 mil usuários em áreas atingidas por um furacão em Porto Rico, no ano de 2017.
A operação começou com 35 balões, cobrindo uma área de aproximadamente 50 mil quilômetros quadrados do Vale do Rift, uma região extensa, pouco povoada, muito pobre e assolada por doenças, onde seria inviável instalar antenas. Moradores da região precisavam se deslocar até 60 quilômetros até a cidade mais próxima quando necessitavam acessar a internet.
O serviço é de qualidade bastante razoável: as velocidades médias de download e upload durante os testes foram, respectivamente, de 18,9 Mb/s (megabits por segundo) e 4,74 Mb/s, enquanto a latência média de foi 19 milissegundos.
Cada balão, flutuando a uma altitude de 20 mil metros, cobre uma área cerca de cem vezes maior que a coberta por uma antena. Inflados com gás hélio, são lançados a partir da Califórnia ou Porto Rico e controlados remotamente a partir de uma estação da Loon instalada no Silicon Valley. Ferramentas de inteligência artificial são usadas para reduzir ao mínimo a intervenção humana em sua pilotagem - ventos fortes ou picos de utilização podem exigir correções no posicionamento dos balões, que são dotados de painéis solares e baterias.
Os provedores pretendem em breve adicionar mais balões ao serviço, o que faz bastante sentido: na fase de testes, foram atendidos 35 mil usuários, mas após o lançamento da operação comercial, esse número deve crescer consideravelmente.
Os balões parecem ser uma alternativa interessante para regiões com características semelhantes.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>