Tecnologia de ponta permite que 87% dos funcionários do maior clube esportivo da América Latina trabalhem das suas casas
O Esporte Clube Pinheiros conseguiu desde Março colocar 1.315 colaboradores no Home Office
Desde Março de 2020, o Governo de São Paulo e demais órgãos instituíram a quarentena na cidade de São Paulo. Deste momento em diante, o Esporte Clube Pinheiros (ECP) criou um comitê de contingência para tomar decisões e iniciar ações efetivas para que colaboradores e associados passassem por este período de uma forma mais palatável.
A colaboradora Márcia Santos que transformou a varanda no Coworking com o o seu filho Lucas (Sol e plantas durante o seu trabalho)
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA), 43% das empresas brasileiras já estão atuando no Home Office. Entre as empresas que adotaram o modelo, 60% dos funcionários estão trabalhando de casa. "Nós do Pinheiros conseguimos colocar 87% dos nossos colaboradores no Home Office. Isso só foi possível graças aos sistemas integrados que temos e a equipe de Tecnologia da Informação capacitada para o suporte à distância para os nossos funcionários", evidencia José Antônio, Diretor de Comunicação do Esporte Clube Pinheiros.
Uma das primeiras movimentações do Esporte Clube Pinheiros foi testar a ferramenta Fluig que é responsável pelo fluxo eletrônico dos documentos do clube. " A nossa equipe de Tecnologia da Informação realizou provas com o Fluig para captar se o nosso time de colaboradores teriam a mesma ferramenta nas suas casas. Operando bem e de forma integrada. Deu tão certo que conseguimos implantar o home office na mesma semana que foi anunciado o isolamento na capital paulista", explica Ivan Castaldi, Presidente do Esporte Clube Pinheiros.
A realidade do Home Office já se estabeleceu no Brasil e no mundo. Devido a pandemia do Covid-19. Economizar tempo com deslocamento, reduzir custos para a empresa, e permitir que os funcionários atuem nas suas residências com filhos e/ou animais de estimação trouxe mudanças estruturais para o acompanhamento da produtividade e satisfação desses colaboradores. Para medir a satisfação dos funcionários do Esporte Clube Pinheiros, reuniões semanais são feitas com os times por videoconferência e há feedbacks e escutas entre os líderes de equipe e os seus colaboradores.
Cerca de 200 funcionários continuaram atuando no Esporte Clube Pinheiros (ECP), porém com carga reduzida de horário, esquema de rodízio, e principalmente seguindo as normas de distanciamento, utilização de máscaras, uso de luvas e distribuição de álcool em gel por todas as dependências do ECP. Esses colaboradores são responsáveis pela manutenção do clube. Entre elas: a conservação das espécies da Fauna e Flora, segurança, execução das obras no tênis e campo A de Futebol, pequenas reformas, limpeza, e doação de alimentos (Equipe do DAS - Departamento de Assistência Social). Só no mês de Abril, o ECP doou 2 Toneladas de alimentos e entregou diversas máscaras de proteção para a população.
"O home office é um teste de disciplina. Manter a rotina dos assuntos e conversar com os pares por reuniões virtuais tem sido uma boa maneira de nos conectarmos. Meu filho Lucas também teve a sua rotina escolar alterada e nossa varanda se transformou em um espaço de coworking", relata Márcia Santos, Supervisora de Eventos Sociais Culturais do Esporte Clube Pinheiros.
Assim, como a Márcia estreitou a relação com o seu filho, diversos colaboradores do Pinheiros desenvolveram outras habilidades neste momento tão difícil. Como cozinhar, interagir com os seus animais de estimação, reformar a própria casa com a família e etc.
" Acreditamos que este momento irá passar e teremos uma boa aderência para sermos mais criativos quando retornarmos ao clube. O ECP aproveita esse momento para manutenção do clube e conseguir receber associados, colaboradores, e esportistas da melhor forma possível. Esperamos que em breve", finaliza Yara Mansur, Gerente Geral do ECP
Sobre o Esporte Clube Pinheiros
O ECP- Esporte Clube Pinheiros - nasceu em 1899 com a vocação para o esporte, cultura e educação. Com mais de 38.500 mil associados, a instituição entrega ao mundo atletas de alto rendimento, ensino de qualidade, e atividades dentro e fora do ECP que resgatam a sinergia entre as pessoas. Trata-se do maior clube da América Latina que agrega pessoas de várias faixas etárias, etnias, nacionalidades, e etc. A diversidade e o respeito são as nossas bases. Com uma infraestrutura adequada e tecnológica, o clube torna-se referência no esporte para os associados, parceiros, e brasileiros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>