Logo
Imprimir esta página

Dados apontam aumento de 60% de incêndios em SP: medidas simples podem evitar riscos e emergências

Um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo aponta que o índice de incêndios no mês de março aumentou em 60, quando comparado ao mesmo período do ano passado. São 4.089 ocorrências em 2020, contra 2.560 em 2019, e uma das causas apontadas é o aumento do uso irresponsável de álcool 70% e o aumento do tempo em casa, durante o isolamento social.

Mesmo com as cidades paradas, acidentes não deixam de existir. Segundo o site especializado Medical News Today, cansaço e preocupação influenciam diretamente no sono e estado de concentração, o que reduz a capacidade de funcionamento dos neurônios, causando lapsos cognitivos, ou seja, maior probabilidade de falta de atenção, podendo resultar em acidentes domésticos, como a utilização do álcool 70% perto do fogão.

O uso dos sprinklers em residências ainda não é recorrido no Brasil. Mas em locais comerciais e espaços como clínicas e hospitais, é uma das principais soluções recomendadas para o combate do incêndio, já que pode detectar precocemente e controlar as chamas, até a chegada dos bombeiros, inibir a propagação de fumaça tóxica, permitindo um maior tempo de fuga, em segurança para as pessoas e para as edificações. Em casos de pequenos focos, muitas vezes a ação do sprinkler pode até apagar o fogo inicial.

Com o objetivo de atender as vítimas da COVID-19, estão sendo realizadas, em todo o país, reformas aceleradas para ampliações de hospitais e construção de hospitais de campanha. Mesmo com a agilidade que o momento pede, não podemos deixar de pensar no combate e prevenção de incêndios, principalmente pela aglomeração de pessoas nestes locais e deficiência nos serviços de brigada por conta da sobrecarga.

Mesmo que pareçam uma solução simples, os sprinklers são dispositivos efetivos e práticos que atuam na proteção de vidas e patrimônio, sendo forte aliado e decisivo no combate de incêndios. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), Felipe Melo, “O aprendizado que ficou diante de tantas tragédias deixa claro que é preciso fomentar o desenvolvimento de uma cultura de prevenção, a fim de proteger vidas e preservar patrimônios”.

Como os sprinklers funcionam?

O sprinkler é um dispositivo fabricado em latão revestido de uma cobertura resistente à corrosão e possui uma espécie de “gatilho”, um elemento termo sensível, chamado bulbo. O bico é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por uma tampa travada pelo bulbo. No interior do bulbo, um líquido se expande a uma determinada temperatura, de maneira que a cápsula seja rompida quando um incêndio for iniciado.

Quando atingida uma temperatura pré-estabelecida, o sprinkler entra em operação automaticamente, liberando água de forma rápida e de maneira circular, atingindo uma área aproximada de 16m², propiciando tempo de fuga para os ocupantes do local e diminuindo perdas materiais. Além do alastramento do fogo, consequentemente, o sprinkler também ajuda a evitar a propagação de fumaça tóxica e falta de visibilidade.

Sobre a ABSpk

A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto