Logo
Imprimir esta página

Casamento: como lidar a relação em tempos de isolamento social

Casamento: como lidar a relação em tempos de isolamento social

Psicóloga fala sobre os desafios da convivência e dá dicas de como enfrentá-los nesse novo período

Relacionamentos. Até eles tem sido afetados pela pandemia causada pelo coronavírus. Afinal, com o isolamento social, muita coisa mudou na rotina das milhares de famílias espalhadas pelo mundo. Em algumas cidades, na China, os pedidos de divórcio aumentaram significativamente segundo o “The Global Times”; nos EUA, houve um aumento de 50% na busca por advogados especialistas em divórcio, como aponta o “New York Post”.

De acordo com a psicóloga clínica, Dra. Daiana Peixé, o número de casais que vem buscando ajuda em seu consultório aumentou significativamente. “O número de casais em busca de ajuda aumentou bastante nos últimos tempos. A convivência intensa durante o isolamento social acaba trazendo à tona as diferenças entre os casais e as pessoas não estão sabendo lidar com tudo isso. Mas tem solução: basta manter a calma. É um momento difícil para todos e vai passar”, comenta.

Nesse momento, a primeira coisa a ser feita é tentar entender não só os nossos limites, como os limites do outro. Já que a convivência está mais intensa e em um cenário completamente novo para todos, as pessoas estão mais irritadas, estressadas e impacientes. São novas tarefas, tem o medo, a angústia e a ansiedade em níveis bem mais altos que o normal, e se o casal não souber trabalhar e entender os limites do companheiro nesse cenário, teremos atritos na relação

Ainda seguindo a especialista, no início de um relacionamento as pessoas tendem a supervalorizar as qualidades e a subestimar os defeitos do outro. Os envolvidos se fixam apenas no aspecto positivo para justificar a relação. No entanto, ver o outro como ele realmente é, e em uma intensidade tão grande, às vezes confronta a imagem criada e isto pode acabar gerando sentimentos como angústia e frustração, levando o indivíduo a repensar sobre a relação e gerando dificuldades.

Mas existem estratégias para contornar esses problemas e manter um relacionamento saudável durante esse período de convivência tão intensa. Lembrar sempre que, quando falamos de relacionamento, é necessário pensar no coletivo. Abdicar da visão de amor romântico, porque na realidade são dois seres humanos com pensamentos e comportamentos nem sempre semelhantes. Saber lidar e aceitar as diferenças é imprescindível para uma boa convivência.

A psicóloga ainda reforça que ter um relacionamento saudável exige de ambos um esforço diário no cultivo e construção da relação, e a comunicação faz toda a diferença. “A base de qualquer relacionamento é a comunicação. Achar que a pessoa sabe o que você sente e deseja pode causar ruídos. Uma boa comunicação nesse momento é fundamental para que o casal possa superar os problemas juntos. Se isso não acontece, as chances de termos discussões, estresse e frustrações aumentam consideravelmente”, finaliza.

Sugestão de TAG’s: saúde, saúde mental, psicologia, terapia de casal, relacionamento, cuidados, relação.

Rosangela Daiana Peixé é psicóloga clínica especialista em saúde e hospitalar, hipnoterapeuta, PNL, nutrição comportamental e no método Ayurveda. Para mais informações sobre a profissional, acesse www.conectavitta.com.br ou a página oficial no Instagram www.instagram.com/dra.daiana.peixe


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto