Logo
Imprimir esta página

Cooperação entre administradoras, síndicos e funcionários ajuda condomínios a atravessar pandemia

Administradoras de Condomínios estão provando experiência de mercado e capacidade tecnológica para assegurar tranquilidade e segurança aos moradores

* José Roberto Graiche Júnior

O engajamento de administradoras, síndicos e funcionários neste período de combate ao novo coronavírus (covid-19) tem sido uma das maiores provas de eficiência do setor. Com as mudanças de hábitos e rotinas por conta das recomendações dos órgãos de saúde oficiais para o isolamento social, cada um de nós está sendo testado na sua capacidade de adaptação, de comunicação e entrega, para manter as operações funcionando, os negócios minimamente sustentáveis, além da tranquilidade e segurança de condôminos e moradores em tempos tão difíceis.

Desde o início de março, as administradoras começaram a intensificar os canais de comunicação com seus síndicos, conselhos consultivos e moradores. As primeiras circulares, com orientações de prevenção e avisos sobre os sintomas da doença, logo evoluíram para mudanças práticas na rotina, com intensificação da limpeza em áreas comuns, controle de portarias, adiamento de assembleias, criação de regras para uso de elevadores e de protocolos no caso de pessoas que contraíssem a doença.

Com os desdobramentos do combate à pandemia e a necessidade de adaptação ao isolamento, as empresas administradoras também se ajustaram para diminuir o trabalho presencial, aumentar o efetivo do pessoal em regime home office e fazer a intercalação de turnos dos profissionais nos departamentos. Simultaneamente e em tempo integral, não mediram esforços para o aconselhamento de síndicos e aplicação de planos de trabalho e contingência na operação dos empreendimentos.

Isso só foi possível com a experiência das administradoras em crises passadas e, sobretudo, o investimento contínuo em modernização, o que nos permitiu constituir uma estrutura tecnológica robusta à disposição do cliente na era digital. Para todos nós que vivemos a rotina dos empreendimentos imobiliários, foi surpreendente ver a mobilização condominial e todo o potencial do aparato em mobilidade, segurança, comunicação e transparência.

Apesar de todos os desafios que o isolamento social impõe à população, a nossa estrutura mais moderna propiciou aos moradores explorar recursos dos aplicativos mobile, descobrir que é possível interagir com toda sua comunidade condominial, buscar documentos, emitir boletos, solicitar providências e ainda conferir a prestação de contas sem precisar sair de casa. As soluções remotas também foram cruciais para a comunicação direta, a troca rápida de informações e disponibilização de dados para os condôminos e moradores.

Para que a tecnologia faça ainda mais sentido na prática, administradoras trabalham na cooperação dos seus síndicos e gestores dos empreendimentos. Neste momento, é fundamental alertá-los sobre a necessidade de manter os procedimentos de prevenção junto aos condôminos e, não menos importante, para ajudar as empresas no cumprimento das obrigações trabalhistas, contábeis e fiscais. Cabe atenção, principalmente, no prazo de envio de folhas de ponto, mesmo que eletrônicas, além do envio rápido dos pagamentos a vencer, seja por malote eletrônico ou físico.

Para um segmento como o nosso, que já atravessou outras crises e que mostra capacidade de se adaptar e inovar diante dessa nova dinâmica no mundo, o atual cenário revela o quanto é preciso estar preparado para novos desafios. Ainda, destacamos o quanto as administradoras são responsáveis e empenhadas pelo bem-estar dos moradores e do ambiente condominial. A força e a cooperação de administradoras, síndicos, funcionários e condôminos são motivos de orgulho e merecedoras de reconhecimento. Unida, a comunidade condominial mostrará que somos fortes para superar - e vamos - essa crise.

* Presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC)

Sobre a AABIC

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) é uma entidade com 41 anos de atuação na formação qualitativa do mercado de administração e locação de imóveis. Com 90 empresas associadas, que respondem por 110 mil funcionários empregados, as associadas à AABIC administram atualmente 16 mil condomínios, onde moram mais de 5,1 milhões de pessoas. Fundada em 1978, a AABIC busca cumprir com excelência e rigor sua principal missão: orientar a administração de bens imóveis e condomínios em suas atividades. Com gestão voltada para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos serviços de orientação e treinamento, a associação trabalha pela valorização do segmento no mercado imobiliário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto