Logo
Imprimir esta página

Sebrae Day usa a série Game of Thrones para debater sobre lideranças

Palestrante Rodrigo Selback identifica, a partir de personagens da série, os principais estilos de líderes no mundo corporativo

Para quem acompanhou as oito temporadas de Game of Thrones o tema do Sebrae Day da última quinta-feira (20) foi especial. O convidado do dia foi Rodrigo Selback, especialista no Instituto da Transformação Digital e Master da Campus Party, que conversou com os presentes sobre o que a série pode nos ensinar sobre liderança. O encontro faz parte de uma série de debates sobre temas relativos à inovação nos pequenos negócios promovido pelo Sebrae, que acontecem sempre no espaço Inovabra Habitat, em São Paulo.

Rodrigo Selback é palestrante de alguns dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do Brasil. Ele utiliza os ensinamentos de Game of Thrones em treinamentos e cursos de liderança de em diversas empresas sempre misturando os temas do mundo empresarial com assuntos do mundo pop. “Game of Thrones pode nos ensinar muita coisa. Os personagens são postos a prova a todo o momento, precisando se superar a cada novo acontecimento, utilizando da sua liderança e muitas outras habilidades”, explica Selback. Outro ponto debatido foi que os líderes de Westeros (reino em que se passa a série) deixaram muitas lições (boas e más) sobre como liderar, que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas e startups.

Segundo Rodrigo, Game of Thrones nos ensina sobre identificação de talentos. Sobre inspirar pessoas, buscar o autoconhecimento, ser estudioso e nunca desistir. O palestrante comenta que o líder explora o potencial das pessoas, pois elas, sim, são o verdadeiro diferencial de valor das empresas. “Só se aprende a ser líder quando aprendemos a nos liderar. É uma jornada eterna, cíclica. Ninguém nasce líder, esta é uma condição adquirida na caminhada”, avalia.

A série mostrou ao longo das temporadas diferentes tipos de lideranças e as consequências que resultaram de cada uma delas. Rodrigo comenta que algumas situações são muito parecidas com o que vivemos no mundo corporativo. “Quanto mais um líder pensou em si próprio, mais ele se destruiu. No fim, o que prevaleceu foi a liderança pensada em todos, feita por pessoas de diferentes interesses”, destaca. Segundo ele, um líder só consegue inspirar e engajar seus liderados se for correto e coerente com suas atitudes. “Ser líder é manter o nó do exemplo com o inspirar muito firme. É o nó principal da liderança”, pontua Rodrigo.

De acordo com Rodrigo, existem vários tipos de liderança identificados no decorrer da narrativa de Game of Thrones, que podem ser relacionados com personalidades atuais:

- Líder Justo, na série Ned Stark, no mundo real Nelson Mandela.
- Líder Paternalista, na série Cersei Lannister, no mundo real Donald Trump.
- Líder Visionário, na série Daenerys Targaryen, no mundo real Steve Jobs.
- Líder Autocrático, na série Joffrey Baratheon, pode ser comparado ao personagem Frank Underwood, da série House of Cards.
- Líder Dirigista, na série Tyrion Lannister, no mundo real Elon Musk.
- Líder Pressionar, na série Khal Drogo, no mundo real Bernardinho.
- Líder Treinador Coaching, na série Lorde Varys, no mundo real Tite.

Quer saber qual é seu estilo de líder? Clique aqui e descubra.

Confira as fotos do evento no Flickr do Sebrae Nacional.

Agenda do Sebrae Day

Próximo encontro - Dia 26/3, às 18h30

Palestra: Colômbia: como obter sucesso no segundo país mais populoso da América do Sul

Venha conhecer as oportunidades que a Colômbia oferece para empresas e startups brasileiras com um dos grandes especialistas em internacionalização para o mercado colombiano. Por que Colômbia? A Colômbia como hub de negócios na América espanhola, os custos para implementação de escritório e recursos humanos locais e cases de sucesso de empresas e startups brasileiras na Colômbia.

Gabriel Walmory, sócio da Broggini Partners, consultoria referência para internacionalização na América Latina, fundada em 1999 e com escritórios em São Paulo, Bogota, Cidade do México, Miami, Madrid e Milão. O escritório da Broggini em Bogota foi inaugurado em 2016 e hoje já se posiciona como a maior base da consultoria, apoiando empresas interessadas em entrar ou expandir operações na Colômbia e em toda região Andina. Gabriel é formado em Relações Internacionais e possui experiência na internacionalização de empresas de diversos setores, desde startups até empresas tradicionais listadas na bolsa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto