Logo
Imprimir esta página

App aumenta em 83% renda dos catadores de materiais recicláveis

Número se refere aos profissionais que utilizam carroça para transportar os materiais. Entre os profissionais motorizados, renda aumentou 64%

O Cataki, aplicativo idealizado pelo movimento Pimp My Carroça, realizou um estudo que mostra que a renda dos profissionais aumentou significativamente depois que eles se cadastraram na plataforma.

Profissionais da reciclagem que utilizam carroças como instrumento de trabalho tiveram sua renda ampliada em 83% - os catadores que usam veículo motorizado, por sua vez, viram sua renda aumentar 64%. O objetivo do app é conectar as pessoas que geram resíduo aos profissionais que tiram seu sustento a partir desse material reciclável – dessa maneira, o app vem ampliando não só a renda dos catadores, mas também a percepção da sociedade de que catadores são profissionais que prestam um serviço especializado em reciclagem. De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 90% de tudo que o Brasil recicla só foi tirado das ruas pelas mãos desses seres humanos.

O principal motivo para o aumento da renda passa pelo fato de que, uma vez conectado ao app, o catador passa a receber chamadas diretamente dos geradores de resíduo, aumentando a qualidade e a quantidade e a qualidade dos materiais recebidos – 49% dos entrevistados afirmaram que hoje coletam mais quilos de materiais ao longo de um dia em relação ao período antes de começarem a utilizar o aplicativo.

Além disso, o ecossistema do app estimula as pessoas a remunerarem os profissionais da reciclagem no momento da coleta. Quem chama um catador não está fazendo uma doação e sim contratando um profissional da reciclagem para prestar um serviço especializado.

Essa ligação direta com o gerador de resíduo altera completamente a dinâmica de trabalho desses profissionais, aumentando também um fator incomensurável: a qualidade de vida dos catadores. Isso porque eles passam a exercer menos – ou até abolir – uma prática desgastante, mas que sempre foi corriqueira: o ato de “bater lata”, expressão utilizada por esses profissionais para designar a prática de procurar resíduos dentro de lixeiras, sarjetas e caçambas.

Entrevistando mais de 137 catadores cadastrados no aplicativo, a pesquisa apontou alguns dados bastante curiosos, como a presença majoritária (81%) dos homens na plataforma e o fato de que a maioria (59%) se consideram negros. Mulheres que utilizam o Cataki têm menor aumento de renda média (47,3%), se comparada com a média de aumento dos homens (69,4%).

Ainda de acordo com a pesquisa, a cada cinco pedidos de coleta realizados no app, dois são para carreto, ou seja, para o transporte de materiais que não são necessariamente recicláveis, como móveis antigos ou entulho de construção.

Sobre o Cataki

O Cataki é um aplicativo gratuito disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O app conecta o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.

Até hoje já foram realizados 200 mil downloads do app – atualmente, cerca de 3.200 catadores e 161 cooperativas de reciclagem estão cadastrados em mais de 530 cidades do Brasil.

Em 2018, durante evento na sede da UNESCO em Paris, o app ganhou o prêmio Netexplo de Inovação Digital, sendo apontado como a principal plataforma digital de impacto social entre as duas mil iniciativas do mundo todo que participaram da premiação. Com mais de 45 mil votos, o Cataki é também o vencedor do Chivas Venture 2019, na categoria People’s Choice. A premiação é global e reconhece iniciativas tecnológicas de impacto socioambiental.

Sobre o movimento Pimp My Carroça

É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade - e aumentar sua renda - por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 2.000 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.500 voluntário(as) - além de 23 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 14 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos. Em 2017, o Pimp My Carroça lançou o premiado app Cataki.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto