Logo
Imprimir esta página

Cinco livros que podem ajudar a desenvolver a criatividade

Engana-se quem pensa que criatividade é um dom para poucos. Todos nós nascemos criativos e podemos aprimorar tal característica por meio de hábitos e atitudes, como por exemplo a leitura.

Considerada a terceira habilidade mais importante para o mercado de trabalho durante o Fórum Econômico de Davos de 2018, a criatividade também teve sua relevância bastante discutida no IBM Think Summit Brasil, em 2019. Com o avanço das tecnologias e o crescimento da automação, as habilidades humanas passam a ser cada vez mais valorizada pelos empregadores e a capacidade criativa é uma das principais delas.

“Característica inerente a todo ser humano, a criatividade pode ser exercitada. E uma das mais eficazes maneiras de desenvolvê-la é a leitura porque ela possui relação direta com o repertório cultural de cada indivíduo - já que o cérebro humano só pode fazer novas conexões a partir de novos dados”, afirma Alex Lipszyc, diretor de ensino da Panamericana Escola de Arte e Design. Segundo ele, tal habilidade pode ser alimentada pelo conteúdo de obras literárias inspiradoras, que fazem com que enxerguemos o mundo de maneiras diferentes.

Para te ajudar no processo, ele separou cinco publicações que agregam valor ao processo de desenvolvimento da sua criatividade.

1 - Criatividade S.A., de Ed Catmull

Escrito por Ed Catmull em parceria com a jornalista Amy Wallace, o livro expõe de forma honesta a história do presidente da Pixar. Na obra, Ed discorre sobre as escolhas que o tornaram um líder na indústria criativa, mostrando como se construiu ao lado de Steve Jobs o mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade.

2 - Um toc na cuca, de Roger Von Oech

A obra lista bloqueios mentais que travam o pensamento criativo e ensina como superá-los. O objetivo do autor é mostrar que todos podemos ter ideias brilhantes, se encararmos as coisas de uma maneira diferente, descondicionando nossa forma de pensar.

3 - O andar do bêbado, de Leonard Mlodino

Escrito por Leonard Mlodino, o livro fala sobre a forma desajeitada com que lidamos com imprevistos. A ideia é mostrar que por mais organizados que sejamos, é impossível ter controle de tudo o tempo todo, e a maneira como reagimos ao acaso pode determinar o sucesso ou o fracasso de nossos projetos de vida.

4 - Pensamento Lateral, de Edward de Bono

Na obra, o autor fala sobre a importância de se enxergar problemas por diferentes pontos de vista para resolvê-los da melhor maneira. Além de técnicas de resolução de problemas, o livro faz um paralelo entre os pensamentos lógicos, sequenciais e eficazes, e os pensamentos criativos e intuitivos, ajudando a rever e recriar a forma como vemos o mundo.

5 - A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown

O medo do erro é um dos muitos sentimentos que podem bloquear a criatividade inerente ao ser humano e por isso, apesar de não ter a capacidade criativa como tema central, essa obra pode ajudar lidar com processos limitantes. No livro, a autora discorre sobre a vulnerabilidade e como ela destoa de fraqueza, usando dados coletados durante 12 anos de pesquisa sobre o tema.

Sobre a Panamericana

A vontade de ser a mais importante e moderna Escola de Arte e Design foi o que motivou a Panamericana a abrir suas portas em 7 de abril de 1963. E, logo no início, mantendo sua vocação para o pioneirismo, nasceu aquela que seria considerada a primeira e única Escola de Criação Profissional do Brasil.

Para ser o que é hoje, a Panamericana foi buscar os melhores e mais modernos métodos pedagógicos de grandes centros artísticos do mundo, recebendo e formando, durante esses 57 anos de história, profissionais preparados para o mercado e que, por isso, se destacam nas áreas de Artes Plásticas, Fotografia, Design de Interiores, Publicidade e Criação, Design Gráfico, Design Digital, Design de Moda e Design de Animação e Games.

Atualmente, a Panamericana conta com a Unidade Angélica e a Unidade Groenlândia, que são verdadeiros marcos da arquitetura e design de São Paulo. E não é exagero nenhum dizer que, hoje, a história da Panamericana se confunde com a história do criador profissional brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto