Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A educação emocional e o mercado de trabalho: uma união essencial na contemporaneidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Inteligencia Relacional
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Quando o assunto são as competências exigidas para o mercado de trabalho no século XXI, de imediato pensamos em habilidades relacionadas à tecnologia, à informática, ao domínio de vários idiomas, enfim, a conhecimentos que o senso comum associa à imagem que se tem de um bom profissional, adaptado às demandas do mundo corporativo contemporâneo.

Entretanto, com uma frequência cada vez maior, as competências técnicas mencionadas têm dado lugar a competências relacionadas ao modo como os profissionais lidam com suas emoções e as dos outros, e a como interagem socialmente. Recrutadores de grandes corporações não apenas valorizam tais competências, como as têm considerado decisivas em muitos processos seletivos. Afinal, lidar bem com as emoções provocadas por feedbacks e críticas, ser resiliente diante de frustrações que podem surgir no cotidiano, comunicar-se de maneira empática e assertiva, são essenciais no exercício de qualquer profissão.

Vale ressaltar que até as faculdades já se atentam a essa questão e, seja em cursos extracurriculares, disciplinas incorporadas ao currículo oficial, ou, até mesmo, como critério de seleção em seus vestibulares (como é o caso do vestibular para a faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein), têm ressaltado a importância da abordagem das competências socioemocionais na formação dos alunos¹ .

É preciso lembrar também que, em um mundo cada vez mais envolto por tecnologia, as habilidades fundamentalmente humanas tornam-se fundamentais, tais como a capacidade de se colocar na perspectiva do outro, realizando uma escuta empática, de cooperar e de regular suas emoções diante de mudanças que ocorrem no dia a dia.

No Brasil, o próprio documento da BNCC² prevê que a Educação Básica atente ao fato de que reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, saber se comunicar, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Isto tudo requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.

Dessa forma, na educação do século XXI, torna-se urgente ensinar crianças, jovens e adultos a se autoconhecerem, a dialogarem e a desenvolverem confiança para se relacionarem de maneira saudável consigo mesmos e com o mundo ao seu redor. Assim, podem lidar de maneira mais harmoniosa com os desafios diários que o mercado de trabalho da atualidade propõe. Neste contexto, a Educação Emocional e Social se apresenta como peça fundamental para auxiliar no desenvolvimento dessas competências e promover melhores oportunidades de relacionamentos, vida e bem-estar pessoal e profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar