Brasil, 18 de Janeiro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Como Ransomware pode impactar a segurança da sua empresa

Como Ransomware pode impactar a segurança da sua empresa

Por Eduardo Sanches (*)

Os ataques de Ransomware, sequestro de dados, cresceram fortemente nos últimos dois anos. Dados apresentados durante a 7ª Cúpula Latino Americana de Analistas de Segurança demonstram que, entre de 2016 até setembro de 2017, foram mais de 80 mil ataques somente na América Latina e mais da metade deles (55%) ocorreram no Brasil, praticamente o dobro da soma de México (23%) e Colômbia (5%).

O Ransomware é um tipo de software malicioso (malware) que após se instalar no computador, passa a criptografar os dados do usuário, impedindo assim o acesso a arquivos e sistemas, para forçar a vítima a pagar um resgate em moeda virtual para liberá-los. Caso não ocorra o pagamento exigido, o usuário perde permanentemente o acesso a suas informações. A infecção do sistema ocorre como em qualquer outro tipo de vírus: através de e-mail, páginas web maliciosas, escondidos em um instalador ou aproveitando-se de vulnerabilidades na rede e aplicações.

Para evitar ataques deste tipo, as empresas precisam reduzir a vulnerabilidade de seus sistemas operacionais, programas e navegadores, os mantendo atualizados. Esta postura ajuda na prevenção, uma vez que os fornecedores trabalham constantemente para corrigir falhas e melhorar a segurança de seus produtos.

Outra medida é ter proteção contra SPAM. Neste sentido, é importante explorar dois aspectos. O primeiro consiste nas configurações para bloqueio dos chamados phishing - e-mails falsos e mensagens de redes sociais se passando por comunicados de lojas, bancos ou outras instituições, que levam o usuário a clicar em links instalando assim, o programa malicioso. O segundo envolve treinamento e campanhas de conscientização aos colaboradores da empresa para que saibam identificar e diferenciar as mensagens que recebem em seu ambiente de trabalho. A comunicação interna efetiva e o engajamento dos usuários são grandes aliados no processo de prevenção.

Realizar backups regulares de seus arquivos importantes é fundamental. O recomendado é criar duas cópias, uma na nuvem e outra gravada em uma mídia física sem acesso à rede. No caso de um ataque com Ransomware, o backup permite que cópias limpas dos arquivos sejam restauradas, caso as informações ativas nos sistemas venham a ser criptografadas. Além disso, garante à empresa a prevenção em diversas situações, como a exclusão acidental de arquivos e a restauração de dados danificados.

A garantia de proteção e integridade das informações de uma empresa é fator fundamental de sucesso no mercado e valorização de sua imagem. No ambiente corporativo, em que a concorrência acirrada pela liderança do mercado conta com fatores como integridade nas informações, rapidez nas análises e principalmente segurança e proteção de dados, a vulnerabilidade de um sistema pode colocar em risco toda a operação. O sequestro das informações por um longo período pode comprometer, e muito, o desempenho da companhia, além do prejuízo causado pelos resgates solicitados para liberação dos dados. Portanto, investimento em prevenção é o maior aliado na guerra contra os ataques cibernéticos.

(*) Eduardo Sanches é sócio-diretor da VSI (Ventiv Solutions International). Com MBA pela FGV e Graduado em Ciência da Computação, tem mais de 20 anos de experiência em Gestão de Riscos Digitais e Computação Forense.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::