Logo
Imprimir esta página

Seu negócio está crescendo baseado em alavancagem financeira ou operacional?

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Não está fácil se sustentar no mercado hoje em dia, por conta da demanda inconstante e elevado custo do crédito. Alavancar o negócio tornou-se tarefa para poucos, ainda mais a alavancagem do tipo operacional - caracterizada por excelente produtividade por conta da demanda dos clientes.

Complicado é se o negócio se alavancou baseado em tomada de crédito. Aqueles que optaram pelo caminho da alavancagem financeira, tomando dinheiro em bancos, estão seguramente tendo dificuldades para honrar seus compromissos e aumentando o endividamento. O fato é que a alavancagem operacional (baseada na produtividade) não tem acompanhado o aumento dos encargos financeiros.

O mundo dos negócios, sobretudo as franquias, demonstram a partir dos seus inúmeros exemplos que muitos empresários construíram a sua empresa uma única vez e em 10 anos, em média, ficaram ricos.

Criar um negócio, fazê-lo crescer e então passar o resto da vida colhendo os resultados dessa criação. Isso se chama alavancagem em negócios, ou, de maneira simples e prática, fazer uma vez e receber por isso pelo resto da vida.

Portanto, precisamos entender muito bem o sentido de alavancagem e saber como aplicar em qualquer tipo de negócio, não importa qual seja o ramo de atividade. Como resultado, inevitavelmente, o negócio poderá enriquecer o seu dono no prazo de 10 anos, exatamente como acontece com muitas franquias. Muita gente constrói um negócio e tem o sonho de enriquecer rapidamente, no prazo de 2 a 5 anos. Os seus proprietários apenas esquecem que enriquecer exige aprendizagem e atitude para então construir equipes, definir o mercado alvo, criar relacionamento com os seus prospects, conquistar e manter clientes e então colher resultados. A questão é que alavancar o negócio dentro de um conceito prático e definitivo,é fazer uma única vez, de forma organizada e sistematizada, para então receber por isso durante muito tempo.

E não vamos aqui confundir o conceito clássico de alavancagem financeira e operacional com o que pretendemos transmitir de modo aplicado ao desenvolvimento de negócios. Em finanças, alavancagem é palavra genérica para qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade a partir do endividamento (tomando dinheiro emprestado). Já a alavancagem operacional ocorre quando um crescimento qualquer em vendas provoca um crescimento muito maior no lucro bruto. Nesse caso, o efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido.

Dentre todos os conceitos, vamos aqui focar na definição matemática de alavancagem – dividir para multiplicar o resultado final. Henry Ford aplicou muito bem essa definição quando dividiu o trabalho na linha de montagem de sua fábrica de automóveis para multiplicar os resultados; assim como o McDonald’s nos ensina até hoje o que é “dividir para multiplicar” com o seu modelo bem sucedido e copiado no mundo todo.

Se pegarmos todas as definições de alavancagem, das clássicas às mais práticas (sistema McDonald’s), podemos traduzir exatamente para o sentido que nos remete à idéia do “faça uma única vez e ganhe com isso pelo resto da vida”. Na prática, para um dono de negócio, significa criar, testar, medir, sistematizar, treinar equipes, revisar o processo periodicamente, analisar seus indicadores de produtividade e resultados, reeditar as estratégias campeãs e duplicar o seu modelo de empresa na forma de filiais ou franquias. Em resumo, é quando o empresário alcança a sua liberdade e encontra diante de si a opção de investir no próprio negócio ou partir para novas atividades.

Cabe aí destacarmos que a alavancagem do negócio remete necessariamente para o conceito mais inovador de negócio de êxito: uma empresa comercial, rentável e que funcione sem o seu dono. Daí a liberdade do empresário que entendeu o que é alavancar o seu negócio e fazê-lo funcionar sem a sua presença. Não estamos diante de uma utopia, ou um sonho. É possível criar ou transformar qualquer negócio para que ele seja rentável e funcione sem o seu dono.

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto