Logo
Imprimir esta página

Dores na coluna impactam a qualidade de vida e afetam área profissional

Médico do Hospital Samaritano (Barra da Tijuca) explica como prevenir e tratar as temidas lombalgias

Principal causa de afastamento do trabalho, de acordo com o Ministério da Previdência Social, as dores lombares (ou lombalgias, que ocorrem na parte inferior da coluna vertebral) lideram o ranking de auxílios-doença por impossibilidade de realizar atividades profissionais por mais de duas semanas. Esses problemas, conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), atingem mais de 80% da população mundial. Se não forem tratadas adequadamente e não tiverem o devido acompanhamento especializado, essas dores podem piorar e culminar até na necessidade de realização de cirurgias de alta complexidade.

O médico Roberto Feres, coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano (Barra da Tijuca), explica que o surgimento das dores lombares pode estar relacionado a questões degenerativas, como a hérnia de disco, além de alterações mecânicas ou males decorrentes de questões posturais, estresse e traumatismos. Outras causas são as infecções urinárias, os cálculos renais, a endometriose e o herpes-zóster. “Os sintomas de dor na coluna impactam bastante a qualidade de vida das pessoas. Embora sejam causados por diferentes fatores, quando não avaliados por equipe médica, podem, inclusive, prejudicar as atividades laborais dos pacientes”, diz.

O epecialista explica que existem algumas formas de prevenir os males de coluna e que, quanto mais cedo essas medidas forem adotadas, menores serão as chances de surgimento de problemas. “As recomendações envolvem o fortalecimento muscular por meio de exercícios acompanhados por profissionais, alongamentos e controle do peso”, diz o médico, acrescentando que, nas situações em que a dor já existe, é preciso investigar as causas do desconforto para que a conduta assistencial seja definida. “Poderá ser necessário o uso de medicamentos específicos, assim como a reabilitação, com a realização de fisioterapia, infiltrações e, nos casos mais graves, cirurgias”, alerta.

Sobre os procedimentos cirúrgicos, Feres observa que, antes de se pensar em uma intervenção na coluna, outras medidas são indicadas. “Até para os casos mais críticos, a recomendação é lançar mão de todas as possibilidades de terapia e, só em último caso, quando todas as alternativas foram esgotadas, realizar a cirurgia”, finaliza.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto