Logo
Imprimir esta página

Dicas para se manter focado

Coach Mariana Salomão lista iniciativas de alta performance

Se eu fosse fazer um ranking sobre as questões que mais recebo do Brasil todo, com certeza a vencedora seria: Não consigo focar!

Você já sentiu que tem muita energia para começar as coisas, mas logo se desmotiva? Começa o ano com o planejamento estratégico, mas ao longo dele acaba trabalhando mais na operação? Já viveu como se passasse o dia, a semana e o mês ocupado, mas não consegue quantificar o que realmente fez?

Tem a sensação que o tempo está voando?

Não se sinta sozinho. Esse é realmente um problema muito comum. Mas, apesar de comum, essa situação é muito séria, pois sem foco sua vida pode virar uma grande confusão! Você pode ficar estagnado em seus resultados, perder clientes, negligenciar sua saúde e até destruir relacionamentos.

A boa notícia é que é possível mudar imediatamente e colher os benefícios de se tornar extremamente focado.

Através de técnicas de produtividade, comportamento humano e neurociência, é possível alavancar seus resultados com menos esforço e em menor tempo, ou seja, em alta performance.

Sabendo do quanto isso pode impactar sua vida, separei os segredos fundamentais e os detalhei para que você possa desfrutar dos benefícios imediatos de uma vida com mais foco.

1) TENHA CLAREZA

Saber onde se quer chegar, o que quer alcançar ou o que espera como resultado é o passo mais óbvio, porém mais negligenciado pelas pessoas.

Muitas pessoas nunca se perguntaram o que esperam da vida. Quais questionamentos se farão em seus últimos momentos nesse mundo. Ou ainda, qual o legado que querem deixar em sua passagem por aqui.

Não somos ensinados a pensar nisso. Vivemos nossa vida como ratos atrás de pequenos queijos: passar de ano, ser aprovado no vestibular, conseguir um bom emprego, casar, comprar uma casa, ter filhos, aposentar e fim. Será que a vida é só isso? Com certeza não.

A vida é feita de pequenas e importantes decisões e planejamento. Daqui 20 anos você pode chegar onde quiser ou onde o “acaso” te levar. A decisão é sua.

2) ESTABELEÇA PRIORIDADES, DE PREFERÊNCIA AS SUAS

Sem saber quais ações são realmente fundamentais para chegar onde deseja, provavelmente você sairá fazendo tudo. E mais provavelmente ainda começará pelas atividades mais simples ou que sejam do seu maior domínio.

Defina 3 prioridades para o seu mês, 3 prioridades para cada semana e 3 prioridades para o seu dia. Não precisam ser exatamente 3, mas não passe de 5...Seria falta de foco...

O importante é você ter de maneira clara quais as coisas que precisam ser finalizadas, não importa o que aconteça.

3) PRATIQUE OS PODEROSOS “HÁBITOS DO FOCO”


A neurociência já provou que existem alguns hábitos que automaticamente podem te tornar uma pessoa mais focada. São eles: alimentação, sono e meditação.

ALIMENTAÇÃO

Hoje a alimentação funcional tem sido amplamente estudada e já é comprovado como alguns alimentos podem contribuir para aumentar seu foco e outras funções cerebrais.

SONO

Não ter a quantidade e qualidade de horas de sono necessária pode te deixar distraído, atrapalhar sua concentração e atenção, além de impactar seu humor.

Sara Robinson, jornalista, citou em um de seus artigos um estudo realizado pelo exército norte-americano que revelou que “perder uma hora de sono por noite durante uma semana causa um nível de degradação cognitiva equivalente a 0,10% de álcool no sangue”.

K. Anders Ericsson, psicólogo que conduziu um importante estudo com violinistas, constatou que os violinistas mais talentosos e com melhor performance tinham em em sua rotina diária uma média de 8,6 horas de sono.

Se você quer ser mais focado é fundamental conhecer o seu corpo e entender quantas horas são necessárias para repor suas energias enquanto dorme.

MEDITAÇÃO

Quando a mente não possui o foco, milhares de pensamentos ficam pulando de um lado para o outro, literalmente pipocando preocupações, ansiedades e coisas que não fazem parte da sua lista de prioridades.

De acordo com um estudo feito pelo departamento de psicologia da Universidade de Santa Bárbara, foi possível melhorar a capacidade de concentração e desempenho cognitivo dos participantes em apenas 2 semanas de meditação.

E isso tudo é possível simplesmente porque a meditação é uma tarefa de foco, ou seja, quanto mais você pratica, mais intensamente você exercita.

4) ESTEJA PRESENTE

Simples assim: esteja ali. No momento presente. Não no ontem, ou no amanhã... Mas desfrutando e estando atento ao que está acontecendo AGORA.

Se está finalizando uma apresentação, não cheque o celular, email, redes sociais e as infinitas formas de contato que você possui hoje. Simplesmente vá até o final. Finalize o que está fazendo.

Esteja atento ao que está fazendo e somente a isso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto