Logo
Imprimir esta página

Marketing digital e comunicação movimentam Comex durante os desafios do novo lockdown na China

Kauana Pacheco, diretora da Comexland Kauana Pacheco, diretora da Comexland

Especialista mostra como empresas podem avançar, mesmo diante de restrições

Enquanto o mundo tirava as máscaras e festejava a redução no número de casos de COVID-19, a China, um dos principais mercados do planeta e o principal parceiro comercial do Brasil, andou na direção contrária e promoveu mais de uma vez o lockdown em algumas de suas maiores cidades, dado o avanço da doença. Só que o mundo não parou – e nem poderia – em virtude do que vinha ocorrendo no país asiático. Foi justamente neste momento que o marketing digital e a comunicação ganharam ainda mais importância dentro do comércio exterior. O trabalho foi ponto fundamental para que o setor continuasse a caminhar, mesmo com a população estando recolhida em suas casas.

“Assim como vimos no início da pandemia, em 2020, o lockdown na China gera consequências em toda a cadeia de suprimentos não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Isso porque diversos países dependem do gigante asiático em suas compras e vendas internacionais”, lembra Kauana Pacheco, diretora da agência de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a Comexland. “Com o novo lockdown na China, além dos atrasos, exportadores e importadores brasileiros voltam a enfrentar desafios como a escassez de container, a dificuldade em conseguir bookings, o aumento do valor do frete internacional e, consequentemente, o aumento de preço para os consumidores”, complementa.

Durante o lockdown chinês, as empresas da área de logística que possuem um bom posicionamento digital comunicaram em sua audiência nas redes sociais e/ou newsletter mais detalhes sobre o que acontecia com a cadeia de suprimentos, minaram importadores e exportadores com dados e informações relevantes para que estes buscassem melhores estratégias. “Em tempos tão complexos para a logística internacional, ter uma boa comunicação com clientes é essencial. Dessa forma, o marketing digital está fazendo um excelente trabalho junto com o comex”.

No primeiro lockdown na China em 2020, o mercado teve que aprender a se readaptar. E as empresas de comércio exterior e logística não tinham presença forte no ambiente digital. De lá para cá, empresas e profissionais começaram a investir na comunicação digital, com lives, webinários e eventos on-line sobre comércio exterior. “Aqueles que iniciaram seus investimentos em marketing digital durante a pandemia, hoje já colhem resultados com a fidelização de seus clientes, autoridade no mercado, networking e novos leads para desenvolver”, lembra a especialista.

A pandemia mostrou a volatilidade nos valores de frete internacional. Tanto que o valor não é mais um diferencial. “As empresas tiveram que encontrar seus diferenciais competitivos para se posicionar no mercado e esse é um trabalho do marketing. E, após encontrar seus diferenciais, as empresas precisam comunicá-los”.

Outro ponto importante é saber a quem entregar a comunicação. “Para que as empresas atinjam resultados no digital é necessário entender exatamente para quem a comunicação será feita. É necessário entender quem são os tomadores de decisão e, desta forma, criar estratégias para atraí-lo”.

Para empresas do comércio exterior manterem a comunicação forte, Kauana alerta sobre a necessidade de investimento em uma agência que não só entenda do comércio exterior, mas esteja imersa neste mercado e em suas atualizações. “Hoje a Comexland atua com empresas do comércio exterior na execução dessas estratégias para atrair resultados. Fizemos um rebranding da nossa marca, mostrando o reflexo de bons resultados atingidos com os nossos clientes. Isso impacta tanto a marca, quanto o meio digital em que estamos inseridos”.

Sobre Kauana Pacheco

Kauana Pacheco é diretora da agência de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a Comexland, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é o entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto