Logo
Imprimir esta página

Especialista em recuperação de empresas e readequação aos novos tempos do mercado dá dicas de como identificar se uma empresa está em crise

O primeiro passo é saber diferenciar uma crise de um problema isolado

Flávio Ítavo, especialista em turnaround, afirma que em algum momento de sua trajetória, toda empresa passará por uma crise, ou mesmo mais de uma. No entanto, é a capacidade de superar crises e obstáculos que define as companhias que perduram no mercado das que definham rapidamente. Com isso, é importante que todo gestor saiba diferenciar uma crise de um problema isolado e ter conhecimento básico para lidar com os transtornos.

É importante a empresa manter métricas e tabelas comparativas, uma vez que podem passar por oscilações relacionadas às questões de sazonalidade, impactos macroeconômicos e eventuais ações de concorrentes, que impactam tanto no faturamento quanto no resultado. Esses parâmetros ajudam a saber se o negócio está indo bem ou se há problemas.

Segundo Ítavo, alguns fatores indicam se a companhia está em crise ou não, mas devem ser aplicados caso a caso, com muita atenção. Afinal, cada empresa tem suas particularidades.

A fim de ajudar empreendedores e gestores a identificarem se o negócio está em crise, o especialista criou duas listas com indicadores de médio e curto prazo. Sob seu ponto de vista, se a companhia se encontra classificada em qualquer uma das linhas abaixo, ela está em crise. Empresas pequenas, ou no início ou com um ciclo de vida muito breve, devem trocar “ano” por “semestre” ou “trimestre” em cada um dos indicadores a seguir.

A empresa está em crise se em médio prazo apresenta:

· ROI (Return On Investment) abaixo da taxa base de juros da economia onde a empresa se encontra por dois anos seguidos;

· Redução no seu faturamento líquido por três anos consecutivos;

· Redução no ROI e no faturamento líquido concomitantemente por dois anos consecutivos;

· Crescimento do lucro bruto abaixo do crescimento do PIB por três anos consecutivos;

· ROI ou percentual do lucro líquido abaixo dos obtidos por concorrentes de sua empresa de maneira "consistente".

A empresa está em crise se em curto prazo apresenta:

· Dificuldade em alavancar as operações diárias e não há possibilidade de alteração da situação via alavancagem por bancos, empréstimos ou equivalentes;

· Se o valor dos custos da alavancagem em médio prazo é maior que a perspectiva de resultado para o período;

· Se as perspectivas do negócio não incentivam a entrada de novos recursos, seja por bancos como por alianças ou novos investidores.

Usar parâmetros é importante por indicarem se há crise, em qual fase ela está e qual o tempo certo de buscar ajuda de especialistas. Saber o momento correto para a tomada de decisões certeiras faz toda a diferença e é um dos fatores fundamentais de sucesso no resgate de uma empresa.

Sobre Flávio Ítavo

Executivo com 30 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte de diferentes segmentos, atualmente, Flávio Ítavo é um dos maiores especialistas em Turnaround, focando seus esforços na recuperação de empresas e readequação aos novos tempos do mercado. Também tem uma carreira sólida como negociador, na criação de alianças, joint ventures, compra e venda de empresas, desenvolvedor de estratégias e táticas de sucesso, criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados.

flavioitavo.com.br |


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto