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E-commerce: você está preparado para as oportunidades de 2018?

Por Rodrigo Lobato*

Este ano promete ser um marco positivo para a indústria do comércio eletrônico. Um relatório recente da Ecommerce Foundation, por exemplo, prevê um aumento global de US$ 2,7 bilhões nas vendas online. E para ajudar, 2018 também estará cheio de oportunidades para envolvimento com os consumidores, não só com datas já consolidadas por aqui, como a Black Friday, mas também com grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo da FIFA, ou mesmo as Olimpíadas de Inverno.

Mas você está preparado para extrair todo o potencial dessas oportunidades que virão?

O segredo, nesses casos, é começar o seu planejamento com o máximo de antecedência possível. No caso das campanhas de retargeting esse cenário é particularmente verdadeiro, uma vez que a antecipação possibilita mais tempo para análises e estudos que ajudem a elaborar estratégias assertivas para direcionar os tráfegos e as mensagens que serão utilizadas em cada ocasião.

Para auxiliar nesse planejamento, listei alguns dos principais eventos que deverão movimentar o e-commerce em 2018, junto com algumas dicas de preparação:

#1 Eventos esportivos: campanhas consistentes

Em 2014, as Olimpíadas de Inverno e a Copa do Mundo da FIFA alcançaram uma audiência global de 2,1 bilhões e 3,2 bilhões de pessoas, respectivamente. Com tamanha relevância, a previsão é que em 2018 esses eventos quebrem um recorde na indústria do e-commerce, uma vez que geram grande quantidade de tráfego de consumidores para diversos setores, como, por exemplo, nas vendas de eletrônicos (especialmente TVs), no varejo esportivo ou mesmo nos setores de moda e cosméticos, que exploram as figuras dos atletas.

Porém, embora as marcas geralmente elaborem campanhas complexas para esses eventos, para extrair o máximo potencial do período é importante contemplar experiências realmente abrangentes e, de preferência, omnichannel para os consumidores. As campanhas de retargeting, por exemplo, devem combinar as preferências e o perfil comportamental dos usuários, fornecendo uma camada de personalização nas campanhas – como produtos e recomendações exclusivos para cada usuário. As comunicações por e-mail e as recomendações em redes sociais podem garantir uma complementariedade, constituindo uma campanha altamente impactante, coerente e eficiente.

#2 Feriados e datas especiais: prevendo a intenção do cliente

Eventos e datas especiais contribuem muito significativamente para as vendas do comércio eletrônico. Sejam as datas especiais como Dia das Mães e das Crianças, ou mesmo eventos individuais como aniversários, o ato de comprar presentes para os entes queridos será sempre uma oportunidade para as marcas. Desde 2010, por exemplo, vimos um crescimento constante das despesas totais no Dia das Mães. No ano passado, houve um aumento recorde de US$ 21,4 bilhões para cerca de US$ 23,6 bilhões, o que sugere que 2018 não será diferente.

Os consumidores em todo o mundo tendem a gastar muito tempo e dinheiro procurando o presente ideal para essas ocasiões, e à medida que se esforçam para encontrar um produto com um toque pessoal, tendem a ser mais afetados por anúncios personalizados. Por isso, para maximizar os resultados no retargeting, é importante usar uma segmentação avançada de usuários com base nas suas intenções de compra.

As ferramentas podem segmentar muitos grupos de clientes com base em suas pesquisas - por exemplo, uma busca por máquinas de barbear antes do Dia dos Pais pode ser considerada como uma procura por um presente. Uma campanha assertiva exibiria peças criativas personalizadas com a categoria de produto em que ele estava interessado, contemplando também outras atividades genéricas direcionadas ao Dia dos Pais.

#3 Promoções sazonais: reconecte-se com usuários

Períodos especiais de descontos também são muito importantes para gerar vendas ao longo do ano. Ocasiões como a Black Friday e a Cyber ​​Monday, por exemplo, ou mesmo datas propícias para ofertas como o dia do Consumidor, são boas oportunidades para os comerciantes se reconectarem com clientes antigos, que visitaram sua loja há muito tempo. Com essas promoções especiais de ocasião, é possível resgatar esses consumidores e convencê-los a fazer novas compras.

Os usuários geralmente ficam interessados ​​em novas ofertas durante esses períodos, e muitos já visitaram o site em busca de determinados produtos anteriormente. Por isso, os anunciantes devem lembrar esses consumidores sobre os produtos que estavam buscando anteriormente, direcionando ofertas especiais. Após esss eventos, também é possível voltar a interagir e engajar esses consumidores com anúncios de produtos complementares.

*Rodrigo Lobato é country manager Brasil da RTB House, uma empresa de tecnologia europeia focada em oferecer um serviço completo e personalizado de retargeting baseado em algoritmos de deep learning. A RTB House opera atualmente mais de mil campanhas exclusivas para marcas globais em mais de 40 mercados da Europa, América Latina, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.


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