Logo
Imprimir esta página

Crédito pós-pandemia deve impulsionar análise preditiva para reduzir riscos de concessão

Para CEO do VADU, Michel Varon, cedentes precisam monitorar operações de empresas que fecharam as portas durante a crise de forma definitiva ou temporária

O mercado de crédito dá sinais de recuperação neste ano. A mais recente previsão do Banco Central é de um crescimento de 11% no saldo de operações em 2021, com um avanço de 13% na liberação de financiamentos às empresas com recursos livres.

As perspectivas para o setor são positivas, indicando que a atividade econômica caminha para uma retomada no país. Para as empresas cedentes crédito corporativo, no entanto, o cenário pós-pandemia tende a ser de maior risco nas operações, tornando essencial o uso de ferramentas de análise preditiva, para identificar a probabilidade de resultados negativos futuros, a partir de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning.

Isso porque o fechamento temporário ou definitivo de empresas devido à crise provocada pela Covid-19 exigirá cuidado redobrado na concessão de crédito pós-pandemia.

“Antes era relevante olhar se uma empresa estava operando bem analisando seus 10 últimos anos de atuação no mercado, mas no pós-pandemia será importante olhar além disso, afinal muitas empresas ficaram um ano ou mais de portas fechadas e isso pode trazer um grande impacto”. Alerta Michel Varon, CEO do VADU, fintech especializada em análise e automação para o mercado de crédito.

Para Varon, nesse contexto, o uso de tecnologias baseadas em Big Data e Inteligência Artificial para análise da concessão de crédito deve ganhar mais força no pós-pandemia. Por permitirem o cruzamento e análise de milhares de dados em segundos, essas plataformas facilitam por exemplo, o processo de tomada de decisão baseado na concessão, análise e manutenção de crédito, permitindo que vários processos sejam feitos de forma automatizada. Outro recurso é o monitoramento diário de toda variação de risco da carteira em aberto de forma automática, com alertas para movimentações suspeitas.

“Fato é que as empresas cedentes terão que fazer um controle maior dos riscos e isso precisa estar em constante evolução. Esse objetivo só será alcançado a partir da implantação de informações positivas na concessão de crédito. Quanto mais informação se tem, melhor o controle da inadimplência e a qualidade do crédito”, afirma.

Sobre o VADU

O VADU é uma plataforma digital que oferece serviços e soluções que facilitam a análise de crédito.

A plataforma iniciou as suas atividades em 2016 e desde então vem se consolidando no mercado de crédito por sua contribuição para o crescimento das empresas que atuam nesse ecossistema. Isso porque as soluções do VADU foram desenvolvidas para facilitar o dia-a-dia das empresas agregando tecnologia, inteligência da informação e automação. Ou seja, as soluções do VADU garantem mais precisão e produtividade nos processos de análises de crédito. Através delas, análises que levavam até dias para serem concluídas, passam a levar segundos.

Com mais de 300 clientes, o VADU busca atingir empresas de todo o segmento de crédito como bancos, indústrias, seguradoras, financeiras, factorings, FIDCs e securitizadoras.

Atualmente, o VADU se posiciona como uma fintech totalmente especializada e com foco nestas atividades. Investe constantemente em novas tecnologias e equipe, aprimorando os seus produtos e serviços.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto